
Blog do Tupan
O governador Ratinho Junior (PSD) deve recriar a Secretaria da Cultura no próximo mandato que inicia no dia 1º de janeiro de 2023. Ainda não se sabe se Luciana Casagrande Pereira continuará no cargo, mas hoje, as apostas são de que ele irá emplacar para a gestão 2023/2026, com a missão de democratizar o acesso à cultura para todos os paranaenses, além iniciar um processo para fomentar o aparecimento de novos produtores e artistas culturais.
Luciana Casagrande vem recebendo reclamações de entidades como a Ordem dos Músicos do Brasil, (OMB/PR), Fórum de Cultura do Paraná (FCP), OCB, Seped-PR, e lideranças de povos indígenas, ciganos, do movimento negro e famílias circenses para o revezamento de ganhadores nas leis estaduais e municipais, hoje concentrados em um grupo seleto de vencedores.
Independentemente do desafio, a Secretaria de Cultura é uma antiga reivindicação do setor para tentar se transformar em um centro para impulsionar o surgimento de novos nomes a nível nacional, não apenas local, como hoje acontece.