CRM-PR – O Conselho Regional de Medicina do Paraná inaugurou na tarde desta quarta-feira, 31, memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais que atuaram no enfrentamento da doença durante mais de três anos. O painel intitulado “Transplantes de Vidas“, de autoria do artista Rodrigo Tonan, tem inspiração na icônica obra “A Criação de Adão”, de Michelangelo, e propõe uma reflexão sobre os atos de doação e coragem dos profissionais que atuaram de forma heroica ao longo da pandemia.
A cerimônia de apresentação do memorial ocorreu na sede do CRM-PR, em Curitiba, com a presença do presidente Roberto Issamu Yosida e demais conselheiros. Contou ainda com a presença do diretor-geral da Sesa, o médico Cesar Neves, que representou o governador Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e da secretária municipal de saúde, Beatriz Battistella Nadas, representando o prefeito Rafael Greca.
Estavam presentes, ainda, o conselheiro federal do CFM, Donizetti Giamberardino Filho, representando a presidência; o desembargador do TJ e também médico José Américo Penteado de Carvalho; o procurador Marco Antonio Teixeira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) de Proteção à Saúde Pública e o acadêmico Avelino Ricardo Hass, da Academia Paranaense de Medicina e que representou a presidência.
O presidente do Conselho disse que a homenagem, apesar de singela, é significativa para reverenciar a memória dos que partiram na pandemia e de contribuir com algum conforto às suas famílias. Citou que pelo menos centena e meia de médicos paranaenses “ficaram pelo caminho” ao longo desta caminhada, bem como expressivo número de outros profissionais com atuação na área da saúde.
E assinalou que “o momento não permitiu ainda perceber a realidade do que construímos a muitas mãos. É um processo pensado, de um longo percurso, que iniciou com outras pessoas, há muito tempo. E que nos impulsiona para o futuro de muitas décadas. Intercorrências no caminho são parte de nosso contínuo aprendizado na vida. Sem elas, não teríamos momentos de exultação. Eis que momentos de luz, como o da cerimônia desta obra, certamente renovam a confiança mútua entre todos”.
Presente à cerimônia de inauguração, o artista paulistano Rodrigo Tonan ficou emocionado ao ver sua obra eternizada em espaço no Conselho de Medicina, referenciando a homenagem aos que se doaram durante a pandemia. Da anatomia humana, são duas mãos com seus músculos, uma em cores e outra em contraste. Os dedos quase se tocam, sugerindo a transmissão de fonte de vida. Tem inspiração na icônica obra “A Criação de Adão” (ou “O Dedo de Deus”), do renascentista Michelangelo.
A solenidade do memorial contou, ainda, dentre outras autoridades, com as presenças do ex-secretário estadual da Saúde e mentor do projeto do Siate, Professor Luiz Carlos Sobania; e do presidente da Femipa, Charles London. Dezenas de médicos e convidados participaram pelo canal do YouTube. Acompanhando a atividade de forma remota, o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva, enviou mensagem à presidência do CRM: “Sinto-me honrado em poder fazer parte deste momento histórico, participando da obra Transplantes de Vidas”.
A homenagem ocorre em meio às comemorações dos 65 anos do Conselho de Medicina do Paraná. Na ocasião, foi apresentado ao público o novo painel de indicadores estatísticos das atividades desenvolvidas pelo CRM-PR em seus diferentes departamentos, o “CRM-PR em Números”, o qual pode ser conferido no link.