Impressionante: o auditório da OAB-PR ficou lotado na noite de segunda, 10, para ouvir Jaime Lerner falar sobre mobilidade urbana. Nada mais oportuno, especialmente nesses dias em que se questionam as obras de mobilidade urbanas, pela qualidade e pelos custos, implantadas nas cidades da Copa.
2 – AULA DE BOM SENSO
A fala de Lerner foi uma aula de bom senso e de clareza, dada por quem tem, entre tantos títulos, o de ser sido uma das personagens do século apontadas pela Revista Time em 2010.
Lerner continuou na mesma linha de sempre: não é defensor do metrô para Curitiba. Nem para outras cidades. Acha que o sistema BRT tem de ser fortalecido e apontou alternativas para o transporte urbano de Curitiba.
Nelas não está incluído o ‘subway’.
3 – “FICANDO NERVOSO”
Bem humorado, fez finas ironias sobre a chamada Via Calma, que é hoje uma das meninas dos olhos da administração Fruet.
“A via Calma? Isso me está deixando nervoso”, registrou, em meio a aplausos.
Para Lerner, não há modas que valham na questão transporte urbano: “A solução para o transporte urbano é que ele deve melhorar”, sublinhou, para depois lembrar que o sistema de transporte de Curitiba atende maior número de passageiros/dia que o metrô de Londres.
Amanhã, a coluna apresentará novos tópicos da fala pontilhada pela lucidez da grande autoridade mundial em mobilidade urbana.