terça-feira, 3 dezembro, 2024
HomeCasa e construçãoCooperada compra casa própria comprovando renda informal

Cooperada compra casa própria comprovando renda informal

Assessoria – A recepcionista Helena das Graças de Souza, 56 anos, sempre morou de aluguel. Há dois anos, porém, ela e o marido decidiram conquistar o sonho da casa própria. Somente a renda comprovada do casal, no entanto, não era suficiente para adquirir o imóvel. Foi quando eles souberam que, na Viacredi, uma cooperativa Ailos, era possível utilizar os ganhos informais para complementar a comprovação da renda.

Helena e o marido, Carlos Augusto Bertolli, trabalham em um grande restaurante de Curitiba e puderam anexar aos documentos do financiamento à renda informal das gorjetas que recebem e que compõem a renda do casal.

“Em outras instituições isso não foi possível. Quando eu soube dessa possibilidade com a Viacredi fiquei muito feliz. A negociação foi mais viável e finalmente conseguimos comprar nosso primeiro imóvel”, conta Helena.

O que é renda informal

A renda informal refere-se a ganhos não registrados formalmente, como aqueles obtidos por trabalhadores autônomos, freelancers, microempreendedores individuais (MEIs), vendedores ambulantes, entre outros.

“Embora esses rendimentos não sejam documentados por holerites ou contracheques, eles ainda representam uma fonte de renda estável e significativa para muitas famílias”, conta a especialista em crédito imobiliário Isabela Alves.

Ela explica que, para ser considerada para análise de crédito, a renda informal deve ter uma origem constante e comprovada, podendo ser por meio de extratos da movimentação na própria cooperativa ou em outra instituição financeira.

A especialista salienta que outras instituições preferem não considerar esses ganhos alegando fragilidade ou falta de insumos comprobatórios. “Mas a Viacredi entende que essa é uma receita que complementa a renda. Pode ser produtos ou serviços informais que as pessoas utilizam para complementar a renda”, exemplifica.

Crédito Imobiliário

Na Viacredi as linhas de crédito imobiliário permitem o financiamento de até 90% do imóvel, com prazo de até 420  meses. “Com a utilização da renda informal reforçamos o propósito de inclusão financeira da cooperativa, facilitando o acesso ao crédito imobiliário”, ressalta Isabela.

A cooperativa oferece suporte contínuo e orientação financeira para apoiar os cooperados na organização das suas finanças e na preparação da documentação necessária para o financiamento da casa própria.

Neste mês de agosto, a cooperativa também alcançou a marca de R$ 500 milhões em sua carteira de crédito, realizando o sonho da casa própria para mais de 1940 famílias.

Para aqueles que desejam iniciar o processo de financiamento com a Viacredi, a especialista orienta entrar em contato com a cooperativa. “O atendimento é individual e personalizado. Assim, conseguimos tirar todas as dúvidas e fazer a orientação necessária”, diz.

Leia Também

Leia Também