A boa nova na área jornalística local veio no final da semana, com Celso Nascimento estreando seu site “Contraponto”. www.contraponto.jor.br.
Celso faz parte de um restritíssimo grupo de analistas políticos de alta qualidade da imprensa paranaense. Nele avulta pouca gente mais. Um deles, Fábio Campana que, como o titular do “Contraponto” é cortante em suas análises, procurando – os dois – refletir a realidade política do Estado.
TEM PARTIDO
Não sou dos que acham que jornalista não pode tomar partido, mesmo porque toda análise, em última instância, refletirá, de alguma forma, o olhar do observador. Assim, Celso, como Campana, têm posições claras sobre fatos, personalidades e situações pretéritas e presentes do Paraná. No entanto, eles se pautam pelo compromisso de não distorcerem a realidade. Essa, acredito, uma proposta em que Nascimento vem se saindo bem, especialmente quando abre espaço pelos “atingidos” por sua cortante visão crítica.
Só faltou o jornalista dizer quem compõem sua equipe, pois ele informa que não está só no novo empreendimento.
51 ANOS DE PROFISSÃO
A seguir, a introdução que Celso faz ao “Contraponto”: “Depois de 51 anos de exercício da profissão de jornalista, com passagens pela televisão e principalmente pela Redação da Gazeta do Povo – de repórter a chefe de reportagem, de chefe de redação a editorialista e, por último, ainda como colunista político da Gazeta do Povo – aventuro-me agora a ultrapassar a fronteira das mídias tradicionais para ingressar na era digital. Muda o meio, mas não muda o jornalismo que sempre procurei fazer. Jornalismo marcado pela independência, sem partidarismos, sem compromissos se não com o interesse público. Assim será o Contraponto, site que se dedicará à informação e análise da política e da administração pública. Com a marca, sempre, da visão crítica e do distanciamento quanto a governos, grupos ou correntes políticas.”
NÃO ESTÁ SÓ
Celso finaliza a introdução ao site Contraponto informando: “Não estou só neste empreendimento. Profissionais experientes e da primeira linha do jornalismo paranaense me acompanham. Todos empenhados e comprometidos em fazer do Contraponto um contraponto às visões comuns, à propaganda dos governantes, às versões oficiais.”
O site é o www.contraponto.jor.br.