A vereadora Julieta Reis deu um exemplo de quão amplo deve ser o papel de um legislador municipal: ela foi o único membro da Câmara Municipal de Curitiba a participar de uma das mais importantes aulas sobre mobilidade urbana que a cidade teve nos últimos anos. Foi segunda-feira, 10, na sede da OABPR, quando centenas de pessoas ouviram atentamente as sentenças e as observações do urbanista Jaime Lerner sobre um dos temas que mais o ocupam no momento: a mobilidade urbana. Tema muito em voga nesta época de Copa.
Quando os senhores vereadores terão nova oportunidade como essa?
2 –MESMA POSIÇÃO
É certo que Jaime manteve o mesmo discurso, de opositor do projeto do metrô para Curitiba.
Mas os que ouviram atentamente suas observações técnicas não podem ter ficado alheios a realidades por ele acentuadas, em defesa do BRT, que é o sistema de transporte correndo por vias exclusivas.
3 – JOGAR FORA?
O BRT foi ideia de Lerner, implantado em 1974, e hoje está consolidado em cidades importantes como Seul, Ancara, Rio, Belo Horizonte, Bogotá, em cidades chinesas.
São umas 100 cidades de médio e grande portes.
O mais instigante foi a informação de Lerner que o BRT de Curitiba e RM transporta 2,7 milhões de passageiros/dia. “Muito mais do que o metrô de Londres faz num período de 24 horas.”
E advertiu: “Isso não pode ser jogado fora…”
4 – O MELHOR DO PARANÁ
A propósito: A CNN, a rede norte-americana de notícias, apontou ontem, em avaliação sobre as cidades da Copa, as quatro mais importantes atrações do Paraná. Delas, só Foz do Iguaçu não é obra de Lerner. As 3 obras de JL ressaltadas como grandes atrativos pela CNN, aparecem: Museu do Olho, Parque Tanguá e Jardim Botânico.