quinta-feira, 28 agosto, 2025
HomeCasa, construção e turismoConstrução civil projeta crescimento acima do PIB no Sul

Construção civil projeta crescimento acima do PIB no Sul

Assessoria – A construção civil na região Sul do Brasil está projetada para crescer 2,3% em 2025 — superando a previsão do PIB nacional, estimada em cerca de 2% — conforme dados apresentados durante o evento “Construa Sul”, realizado em junho em Curitiba pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Em resposta a esse cenário, a Rottas Construtora acelera sua estratégia de crescimento regional, com lançamentos que visam atender à demanda cada vez mais qualificada por moradia no Paraná e em Santa Catarina.

Crescimento e landbank

De acordo com a Cbic, o Sul registrou R$ 82 bilhões em vendas no último ano, com Santa Catarina liderando o montante, especialmente nas cidades do Litoral Norte. Essa movimentação reflete um mercado aquecido e propício à expansão estruturada.

Nesse cenário, a Rottas pretende ampliar a atuação em regiões com forte potencial de valorização e consolidar sua presença no estado. “Em 2024 lançamos o Barra Home Resort em Itapoá (SC), o maior empreendimento da história da Rottas até agora. A aceitação foi ótima tanto por interessados em morar como investir, com mais de 250 unidades vendidas em apenas três meses”, conta o diretor comercial e de marketing Felipe Toledo.

Ponta Grossa: bairro planejado

Uma grande novidade prevista para o segundo semestre é o lançamento de um novo bairro planejado da Rottas em Ponta Grossa. O projeto reúne infraestrutura urbana, áreas verdes e espaços de convivência, alinhando urbanismo e habitação para atender às novas demandas sociais e econômicas da cidade.

Panorama otimista para a construção civil

Segundo o Sinduscon-PR, o setor da construção civil deve crescer 2,3% em 2025, impulsionado por setores como agronegócio, indústria e turismo. A Região Sul também apresentou o maior aumento na participação do valor total gerado em incorporações, obras e serviços da construção, atingindo 16,2% do total nacional, conforme a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) do IBGE.

“O Sul do país se consolida como o novo coração do mercado imobiliário graças à sinergia entre expansão econômica e urbanização planejada. Estamos atentos a isso e investindo em áreas com alta demanda e valorização”, afirma Paulo Folador, CEO da Rottas Construtora, que está entre as cem maiores do país de acordo com o ranking INTEC.

Leia Também

Leia Também