Redação e assessorias – Abril é o mês do Dia de Conscientização sobre o Autismo. Confira algumas das ações, iniciativas e lançamentos relacionados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pequeno Cotolengo inaugura atendimentos
Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) contam, a partir de agora, com atendimentos especializados no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. A Organização, que há 59 anos atende pessoas com múltiplas deficiências, passa a oferecer, no Centro de Reabilitação Padre Pedro Bortolini, que fica na Unidade Hospitalar São Luís Orione, cinco especialidades no tratamento do TEA. O local dispõe de consultórios com equipe especializada, sala multissensorial e atenderá gratuitamente pacientes do SUS curitibano.
Os estudos mais recentes apontam que uma em cada 36 crianças está dentro do espectro do autismo. Buscar atendimento logo que se percebe um desenvolvimento atípico é crucial para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. “O primeiro passo é procurar o pediatra, para que o profissional faça as avaliações iniciais, depois ele vai encaminhar para um neuropediatra ou psiquiatra infantil e então serão indicadas terapias, um acompanhamento multidisciplinar. Não existe um tratamento curativo, mas sim para os sintomas que causam prejuízos na criança”, explica a neuropediatra do Pequeno Cotolengo, dra. Mayara Machado.
Alguns dos Assistidos do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo são pessoas com autismo. Ao longo dos anos, a Organização foi, também, se especializando nesses atendimentos para garantir mais qualidade de vida a quem vive no local, antes sem um diagnóstico correto. Hoje, todos têm acompanhamento especializado e com excelentes resultados, segundo o diretor-técnico do Complexo, Tiago Kuchnir.
“Muitos dos nossos Assistidos também têm autismo, e por isso fomos buscando conhecimento nesta área, pois são vários os níveis, e somado a outros distúrbios e deficiências, já que nossos Assistidos têm múltiplas, o desafio para melhorar a qualidade de vida deles é ainda maior”, explica Kuchnir. “Já tínhamos profissionais capacitados, treinamos outros e contratamos mais funcionários com especialização em Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (ABA), pois o nosso objetivo é oferecer atendimentos especializados e que realmente ofereçam resultados”, complementa o médico.
Segundo a neuropediatra, o método ABA é um dos mais indicados. “Crianças que fazem terapias com essa metodologia têm uma evolução melhor. Com maior desenvolvimento da fala, de comunicação, da interação social e melhorando não só o comportamento de uma forma geral, mas também o seu prognóstico a longo prazo”, destaca a Dra. Mayara.
Artista faz obra em grafite no Shopping Curitiba

No último sábado (06), o artista plástico Fulvio Pacheco, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), produziu uma obra em homenagem ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo. Ele fez uma pintura em grafite, ao lado de sua aluna Alice Siqueira, que também possui diagnóstico de TEA..
Fulvio Pacheco tem autismo Nível 1 de suporte e se expressa melhor por imagens. Ele descobriu que é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) depois de adulto, quando seu filho pequeno foi diagnosticado com a condição. Ele é quadrinista, coordenador da Gibiteca de Curitiba, ministra aulas no Centro de Artes Guido Viaro, entre eles cursos capacitando professores sobre Autismo, e participa da UPPA (União de Pais pelo Autismo). O artista compartilha um pouco do seu trabalho na sua página no Instagram.
“Tenho voltado minha produção artística para a difusão do autismo. Quanto mais divulgado esse tema for, menos capacitismo veremos na sociedade. Estou bem contente e grato em expor minha arte, por meio do convite do Shopping Curitiba”, comenta o artista.
“A ação é um convite ao público para refletir sobre essa importante campanha que é o Abril Azul. Queremos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, consciente e empática, e que enxerga as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito”, explica Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.
Durante todo o mês de abril o Shopping Curitiba preparou diversas ações de conscientização sobre o Autismo, sempre aos domingos. Confira a programação:
14/04 – Domingo
Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
Das 10h às 11h: Contação de histórias infantis com Ailen.
Das 10h30h às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback
Das 11h às 13h30: Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
Das 14h às 16h30: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer e bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.
21/04 – Domingo
Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
Das 10h30 às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback
Das 11h às 13h30: Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
Das 14h às 16:30h: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.
28/04 – Domingo
Programação Infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
- Das 10h às 11h: Contação de história com Mila.
- Das 10h30 às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback
- Das 11h às 13h30: orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
- Das 14h às 16h30: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.
A ação faz parte de uma campanha da ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. A cada mês, os shoppings da ALLOS recebem mais de 54 milhões de visitantes. Entre os seus valores estão a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Com mais de 50 shoppings em seu portfólio, a ALLOS acredita no seu papel também como uma importante plataforma de sensibilização, capaz de transformar o entorno dos seus ecossistemas e impactar positivamente a sociedade.
MON realiza oficina fotográfica

O Museu Oscar Niemeyer irá oferecer uma oficina artística especial, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril. Será realizada uma expedição fotográfica para jovens autistas, a partir de 14 anos.
A oficina acontecerá no dia 13 de abril, das 9h30 às 11h30, inspirada na arquitetura interna do MON. Utilizando a câmera do seu celular, ou qualquer outra, os espaços internos do MON serão investigados livremente por meio da fotografia. O objetivo é sensibilizar o olhar e estimular fotografias críticas, através da experimentação de filtros, lentes e propostas desenvolvidas especialmente para a atividade.
A programação terá início do Espaço de Oficinas, subsolo do MON, com uma breve explicação sobre a oficina. Também serão mostradas técnicas básicas de composição fotográfica, referências e inspirações para a atividade.
Após as explicações, serão distribuídos kits com filtros, lentes e propostas fotográficas que incentivam um olhar sensível para o museu à sua volta. Com o kit e o celular em mãos, o próximo passo será começar a fotografar.
Será um momento de livre circulação pelo espaço interno do museu, com liberdade para que cada participante escolha os seus próprios caminhos. Após a realização das fotos, haverá um reencontro no Espaço de Oficinas para compartilhar as imagens e as experiências da jornada. A atividade é recomendada para jovens autistas maiores de 14 anos, e a presença de um acompanhante é opcional. As inscrições podem ser realizadas pelo link.
Chácara das Vaquinhas faz programação

Abril é um mês especial no restaurante rural Chácara das Vaquinhas. Isso porque, nesse período, as crianças de até 11 anos com autismo não pagam. A decoração e a recreação são adaptadas para melhor atender a esse público. Muitos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm hipersensibilidade a estímulos do ambiente e tudo é pensado para o melhor conforto das crianças. “Cuidamos para evitar balões, que podem estourar e assustar, ou música alta, que gera incômodo. A brincadeiras também são mais calmas e lúdicas”, conta a empresária Tatiana Rodrigues, proprietária do restaurante.
Os monitores com formação em pedagogia direcionam as atividades infantis, que incluem brincadeiras, oficina de pulseira de miçangas, pintura em tela, oficina de areia cinética colorida e visita aos animais. Isso em todos os sábados e domingos de abril com funcionamento aberto ao público, dias 14, 21, 27 e 28 (o restaurante reserva algumas datas para eventos fechados).
Conhecido pela comida de qualidade, espaço verde amplo e atividades para toda a família, a Chácara das Vaquinhas é um passeio por si só, mas tem também um cardápio variado. A grande estrela da casa é saborosa costela no fogo de chão, que recebeu o Prêmio Bom Gourmet 2023. Mas o buffet também tem variedade de saladas, galeto assado, massas e legumes. Para completar, é servida uma mesa de sobremesa com doces e bolos caseiros.
Para aproveitar tudo isso, os clientes devem fazer reservas antecipadas pelo whatsapp, pelo instagram @chacaradasvaquinhas ou pelos sites do Disk Ingressos e Zet. O day use inclui a recreação para as crianças, visita aos animais da chácara e muitas brincadeiras.
A Chácara das Vaquinhas fica na Rua Vila Nova, 940 – Cachoeira – São José dos Pinhais. Tem asfalto até a entrada, estacionamento amplo e gratuito. Informações e vendas pelo whatsapp (41) 99815-2946 ou instagram @chacaradasvaquinhas.