Assessoria – A Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR) promove nos dias 17 e 18 de novembro o III Encontro da FESPPR: Multiaspectos Sociais da Consciência Negra. O evento propõe um amplo espaço de diálogo e produção científica sobre os desafios históricos e contemporâneos enfrentados pela população negra no Brasil e no mundo.
Em sua terceira edição, o encontro provoca a reflexão sobre equidade racial, representatividade, justiça social, identidade cultural, políticas públicas e educação antirracista.
De acordo com o professor e doutor em Ética Profissional do curso de Direito, coordenador do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC), Edson Teixeira de Rezende, o evento é uma forma de combater o preconceito a partir do conhecimento.
“Esse evento busca trazer aspectos culturais, científicos e acadêmicos na busca de promover uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e que reconheça a capacidade das pessoas, independente da sua origem racial ou étnica, e perceber que essas diversidades, na verdade, enriquecem a sociedade.”, explica Rezende, que também é um dos organizadores do evento.
Rezende reforça a importância desse movimento para o fortalecimento da identidade nacional. “A contribuição é riquíssima para a construção do nosso país, da nossa identidade enquanto povo e da nossa cultura. A valorização dessas pessoas é fundamental para que possamos nos entender enquanto nação e superar cada vez mais as barreiras que o mundo nos apresenta.”
A programação do III Encontro da FESPPR: Multiaspectos Sociais da Consciência Negra reunirá pesquisadores, lideranças comunitárias, artistas e docentes, em um ambiente plural e transformador que convida à escuta, ao debate e à construção coletiva de saberes.
Evento traz oportunidade de submissão de artigos
Além das palestras e atividades culturais, o evento traz uma novidade: a submissão de artigos e resumos expandidos para publicação em um livro especial. A obra reunirá produções acadêmicas e reflexões interdisciplinares originadas a partir do III Encontro da FESPPR: Multiaspectos Sociais da Consciência.
Também haverá o lançamento de livros de autoras negras, além de um debate entre pesquisadores de diversas áreas sobre o letramento racial e sua importância.
Apresentações culturais, como obras de arte construídas por crianças e jovens (demonstrando a contribuição da cultura negra no país), também fazem parte do evento.
A iniciativa reafirma o compromisso da FESPPR com a pesquisa, a extensão e a valorização da diversidade, consolidando o evento como um espaço de conhecimento, resistência e celebração da cultura afro-brasileira.
Programação
-
08h às 9h20 – Palestra “Aspectos Psicológicos da Pessoa Negra: Identidade, Resistência e Saúde Mental”, com Emanuel Pereira de Melo
-
09h30 às 11h – Palestra “Conhecendo a Curitiba Negra”, com Ana Crhistina Vanali
-
19h às 22h – Palestra e lançamento do livro “Reparando Injustiças: uma educação participativa e antirracista para desconstrução da seletividade penal”, com André Nunes da Silva, Cinara Matoso Machado da Silva e Diogo de Resende
-
08h às 10h – Palestra e lançamento do livro “Entre a Terra e a Palavra: ancestralidade, educação e política na caminhada de uma mulher negra”, com Clemilda Santiago Neto
-
19h às 22h – Palestra “Da Luta à Inspiração: a força e a representatividade negra”, com Adriele Roberta Santiago, Gabriela Isabel Reyes Ormeno, José Eduardo Morais de Sousa e Ricardo José Lopes
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR) – Rua Dr. Faivre, 141, Centro, Curitiba (PR)
Inscrições: gratuitas e abertas pelo site
