quinta-feira, 10 outubro, 2024
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Conheça os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

ASN – Com 162 inscritos no Paraná, a etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo conheceu os vencedores neste sábado (28), durante a Feira do Empreendedor, em Curitiba. Os trabalhos inscritos foram distribuídos nas categorias de Texto (73), Vídeo (54), Foto (16), Áudio (7) e Universitário (12), números que somados representam recorde de participação no Estado e no Brasil, com 3.076 inscritos. Nesta edição, o tema foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.

No total, foram concedidos R$ 56 mil reais em dinheiro, valor dividido em R$ 8 mil para o 1º lugar, R$ 4 mil para 2º lugar e R$ 2 mil para o 3º lugar, em cada categoria, além de troféus individuais. Cada equipe vencedora também levou para casa uma cesta com produtos que têm selo de Indicação Geográfica (IG), como cafés especiais do Norte Pioneiro, mel do Oeste do Paraná, melado de Capanema, queijos coloniais de Witmarsum, bala de banana de Antonina, erva-mate de São Matheus, camomila de Mandirituba e vinhos de Bituruna, além de outros que estão em busca da chancela, a exemplo da cracóvia de Prudentópolis e do café de Mandaguari.

“Os profissionais do jornalismo conseguem traduzir o que oferecemos aos empreendedores, ajudando-os a tomarem decisões com base em informações, além de dar voz a quem empreende no Paraná. São os empreendedores os protagonistas, justamente aqueles que ocupam tal posto devido ao trabalho tão importante da imprensa”, diz o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

Para o vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Célio Martins, o reconhecimento ao trabalho dos jornalistas é uma ferramenta contra a desinformação. “Vivemos tempos em que as fake news causam impacto negativo na vida das pessoas, dos empreendedores. Assim, reconhecer trabalhos de credibilidade, com informações que podem ser checadas, é ajudar a assegurar que quem recebe o conteúdo seja bem orientado”, observa Célio.

“Os jornalistas têm importância central para que o Sebrae chegue até o seu público, que são os empreendedores e os empresários dos pequenos negócios. Nada mais justo que tenhamos uma premiação para eles, que se dedicam à divulgação de informações que podem ser transformadoras”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni.

  • Áudio

O Paraná é o segundo estado com mais Indicações Geográficas do Brasil, e a reportagem feita por Andressa Tavares e Elaine Nunes foi a vencedora da categoria. A série com quatro matérias teve como título “Paraná é referência nacional em produtos com Indicação Geográfica” e foi veiculada na Rádio Paraná Educativa.

  • Foto

As belezas do norte pioneiro, “Geografia do café: cultivo do grão ganha novas regiões no Brasil” e, do centro do Paraná, “Campos de lavanda: rota turística incentiva o cultivo no Paraná” foram retratadas nos trabalhos fotográficos de Henry Milleo, da Revista Globo Rural e conquistaram, respectivamente, o primeiro e terceiro lugares na categoria.

  • Texto

A equipe composta por Francielly Azevedo e Lucas Sarzi conquistou o bicampeonato com a matéria “Empreendedorismo feminino salva mulheres do ciclo de violência doméstica: Elas não estão sozinhas”, garante consultora do Sebrae”, do Portal Banda B.

  • Vídeo

A série de reportagens “Círculo Virtuoso”, que apresenta como o empreendedorismo pode transformar a sociedade por meio de ideias inovadoras foi a grande vencedora da categoria. O material foi produzido pela equipe Bruno César de Oliveira Santos, Stephanie D’Ornelas, Fabio Freitas, Marcio Renato dos Santos, Vânia de Sales, Carolina Bispo e Cléia Alberti, da TV Paraná Turismo.

  • Universitário

Novidade desta edição, a categoria jornalismo universitário contou com 12 trabalhos inscritos e teve alunos vencedores do Centro Universitário FAG e da PUC-PR. O primeiro lugar foi da estudante Rubia Emi Zama Inomata, com o trabalho “Casablanca: uma história de resistência”, seguida por sua colega Thauana Marin Gottardi que produziu a “Moda transforma vidas de mulheres empreendedoras”. As duas matérias fazem parte do projeto “Abre Aspas: Citando a Pauta”, uma iniciativa de acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, em Cascavel.

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