terça-feira, 2 setembro, 2025
HomeMercadoCongresso Paranaense de Rádio e TV será de 23 a 25 de...

Congresso Paranaense de Rádio e TV será de 23 a 25 de setembro

Assessoria – Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Castelo do Batel, em Curitiba, será o palco do 27º CPR (Congresso Paranaense de Rádio e Televisão), considerado um dos principais encontros do setor no Brasil. Organizado pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e pelo Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná), o Congresso vai reunir empresários, profissionais, especialistas e autoridades do setor em três dias de debates, networking e imersão em tendências que moldam o futuro da radiodifusão no Brasil.

O tradicional jantar de abertura do Congresso, que será realizado no dia 23, terá um brilho especial em 2025, afinal nele serão celebrados os 50 anos da Aerp. A cerimônia reunirá ex-presidentes, radiodifusores, autoridades do Ministério das Comunicações, Anatel, Governo Federal e Estadual, assim como profissionais da radiodifusão nacional em um encontro de memória e reconhecimento. Para celebrar a data, será lançado o livro “Do sonho à realidade: a história da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná”, que resgata marcos e vitórias da trajetória institucional, destacando o papel de cada ex-presidente. A noite contará ainda com a apresentação da cantora paranaense Rafa Gomes, revelada no programa de TV, The Voice Kids.

Segundo o presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, a comemoração vai além do caráter histórico: “chegar aos 50 anos é mais do que uma marca temporal, é a prova de resiliência e adaptação. A Aerp sempre esteve presente nos principais desafios, ajudando o setor a se desenvolver com segurança e confiança”, declara.

Programação confirmada

Inovação, confiança e transformação compõem a temática do 27º CPR. As três palavras foram estrategicamente selecionadas para guiar a programação do evento, que trará palestras, painéis temáticos sobre tecnologia, aspectos legais, estratégias comerciais e impacto social da radiodifusão. “Entendemos que as emissoras de rádio e televisão vivem um círculo virtuoso de inovação desde a sua origem. Faz parte do dia a dia delas absorver novas tecnologias, simplificar a comunicação e fortalecer a credibilidade pelas informações que propaga para a audiência. Essa conexão constrói confiança, e é a partir dela que nasce a transformação, capaz de impactar indivíduos e toda a sociedade”, reafirma Martinez.

Entre os palestrantes confirmados para o evento estão: Waldemar Niclevicz (alpinista), Marcelo Bechara (diretor de relações institucionais em mídias e regulação do Grupo Globo), Sheila Magalhães (editora executiva e âncora da Rádio Band News FM), Edu Simon (sócio-fundador e CEO da agência Galeria), Daniela Klaiman (futurista e CEO da FutureFuture), Carlos Henrique Nascimento (head business development da Arena Hub), Ciro Possobom (CEO da Volkswagen do Brasil), João Ricardo Olinquevicz (diretor comercial e marketing da Pormade Portas de Madeira), Samir Nobre (diretor geral da Abratel), Vinícius Oliveira Caram (superintende de outorga e recursos à prestação da Anatel), Paulo Henrique Castro (presidente da SET, CEO e fundador da Mediatech Lab), Wilson Wellisch (secretário de radiodifusão do MCOM), Pedro Dias Leite (diretor executivo de jornalismo da Rádio CBN), Júlio Brotto (sócio do escritório Julio Brotto & Advogados), Fernando Barra (especialista em tecnologia e inovação), Hadler Favarin Martines (sócio da PwC Brasil), Marcelo Coutinho (especialista em vendas neurais), Marina Alves (gerente de marketing e comercial da Sistema MPA de Comunicação) e Antonio Boaventura Alves (Tunico – presidente da Midiacom MS).

Para o presidente do Congresso, Cezar Telles, o encontro é uma oportunidade de reposicionamento estratégico para o setor: “a ideia é trazer luz para temas como inovação tecnológica, técnicas comerciais, aspectos legais que permeiam o setor e, é claro, reforçar a importância do rádio e da televisão na transformação da sociedade”.

Nesta edição, o Congresso contará, na tarde do dia 25, com uma programação especial, criada junto com o Sinapro-PR (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná) e batizada de “Tarde dos Publicitários”, voltada para agências e profissionais de mídia. “O objetivo das palestras finais do 27º CPR é mostrar para o mercado a força do rádio e da televisão na construção de grandes marcas. Teremos, por exemplo, um painel especial com representantes da Volkswagen do Brasil, Above Cosméticos e Pormade Portas de Madeira – três empresas cujas trajetórias foram impulsionadas pelo rádio e a TV. Para encerrar, uma palestra com Edu Simon, sócio-fundador e CEO da Galeria, agência que atende marcas como Havaianas e McDonald’s no Brasil, apresentando cases de sucesso que comprovam o impacto desses veículos”, destacou o presidente da Aerp. Após as palestras, os profissionais terão a oportunidade de conhecer e trocar informações com os proprietários das emissoras de rádio e televisão.

Feira Nacional de Tecnologias

Paralelamente ao Congresso, acontece a Feira Nacional de Tecnologias 2025, uma vitrine de soluções e equipamentos que promete atrair visitantes de todo o Brasil. Em uma área de 256 metros quadrados, mais de 20 expositores vão apresentar desde softwares de automação até equipamentos de transmissão e infraestrutura técnica. Apenas participantes do Congresso têm acesso à feira.

Entre os expositores já confirmados estão: Access, AEQ, Awdio, Biquad, Cadena, Detran-PR, EFTX, E-Paraná Comunicação, Foccus Digital, Linear Denki, Loopert, MGE, Planeta do Rádio, Playlist Software Solutions, Rohde-Schwarz, SET, Sinteck Next, Syes, Teletronix e YoungTech.

Serviço
Evento: 27º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão
Data: 23 a 25 de setembro de 2025
Local: Castelo do Batel – Curitiba/PR
Realização: Aerp e Sert-PR
Programação completa

Leia Também

Leia Também