sábado, 26 abril, 2025
HomeCiência e FéConceitos e ferramentas de IA entram na sala de aula

Conceitos e ferramentas de IA entram na sala de aula

Assessoria – Crianças de 9 a 14 anos, estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Santo Anjo, em Curitiba, vão aprender na prática como as ferramentas de inteligência artificial podem contribuir para a criação de produtos e até empresas. A escola, uma das principais redes de ensino do Paraná, criou uma modalidade de aula extracurricular inovadora que combina dois importantes conceitos da atualidade: inteligência artificial e empreendedorismo.

O curso vai unir dois pontos muito importantes na formação, não só como aluno, mas como cidadão: tecnologia e a visão empreendedora. “Vamos trabalhar habilidades importantes, como senso crítico, versatilidade e trabalho em equipe e oratória”, explica a assessora pedagógica Heloisa Ferraro Severino. “A ideia é que a criança possa ser um agente de soluções para o futuro, independentemente da profissão que escolher lá na frente.”

Heloisa defende que o uso da tecnologia é inevitável na formação das crianças e adolescentes e ressalta a importância de estarem atualizados e preparados para utilizar as ferramentas de forma ética e consciente.

Metodologia ativa

Com enfoque inovador e prático, a nova aula de IA tem uma metodologia multidisciplinar e ativa, ou seja, com aprendizagem baseada em projetos reais. A programação de conteúdos inclui aulas sobre conceitos, aplicações e ferramentas de inteligência artificial. Além de discussões sobre o uso da tecnologia no desenvolvimento de soluções éticas e criativas – adaptadas para a idade de cada turma.

Durante as aulas, os alunos mais novos vão criar produtos com o apoio de ferramentas. E os mais velhos ficarão com a missão de criar uma empresa e todos os seus departamentos. No fim do ano, o colégio vai realizar uma feira de IA, na qual o resultado dos trabalhos serão apresentados para os pais e outros alunos.

Leia Também

Leia Também