quarta-feira, 13 novembro, 2024
HomeMemorialComandulli, o homenageado no Dia do Jornalista

Comandulli, o homenageado no Dia do Jornalista

clemente-e-lia-comandulli

 

Clemente Comandulli; e sua filha, Lia Comandulli

Muito apreciada a exposição sobre a vida e obra do saudoso jornalista esportivo Clemente Comandulli, realizada no Dia do Jornalista, segunda-feira.

Comandulli foi homenageado dentro do evento “Fico com as Artes”, promovido por Vicente Ciccarino, no Espaço Saint Michel Eventos, na Ecoville. Entre os que compareceram, cumprimentando Lia Comandulli, filha do jornalista e organizadora da exposição, estiveram Renato Mazânek (um dos fundadores da TV Paranaense, Canal 12). Hélio Puglielli, José Carlos de Oliveira (técnico de futebol e ex-zagueiro), Adriano Fonseca, Odivonsir Frega, Amilton Stival (da Federação Paranaense de Futebol), James de Negri (filho do goleiro Negri), e Mario Celso Cunha (Coordenador geral da Copa 2014 no Paraná).

Rememorando

Clemente Comandulli nasceu em Antonina, em 1927. Como jogador de futebol, foi Campeão do Centenário Paranaense (1953), pelo Clube Atlético Ferroviário: como carnavalesco, um dos fundadores da escola de samba “Não Agite” (1949). Formado em Odontologia pela UFPR (1959), foi comentarista esportivo nas rádios Guairacá, PRB-2, Colombo e Universo, bem como nos canais TV Paraná e TV Paranaense. Sob o pseudônimo “Ivan Silva”, foi Redator-Chefe do extinto Desportos Ilustrados, pelo qual cobriu jogos da Copa do Mundo de 1950. Nos anos 50 e 60, foi colunista diário e redator esportivo no Paraná Esportivo e, nos anos 60 e 70, na Gazeta do Povo. Foi correspondente de A Gazeta Esportiva Ilustrada, Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo. Foi tesoureiro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, Assessor de Imprensa do Palácio do Governo e da Federação Paranaense de Futebol (FPF), bem como Benemérito da FPF. Foi, ainda, Sócio Fundador da ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (1974). Faleceu em 30 de dezembro de 1975.

Leia Também

Leia Também