
Folha
Ciro Gomes (PDT) divulgou em suas redes sociais no domingo (22) uma animação com ataques a Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No vídeo, que já tem mais de 600 mil visualizações no Twitter, o ex-ministro, vestido de Homem Aranha, encarna o “Ciranha”, e ataca “Lulatman” e “Bolsoringa” enquanto escalam um prédio. O vídeo viralizou e o termo “Ciranha” chegou a aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter na segunda-feira (23).
A sátira tenta reforçar o discurso da campanha do pedetista de que não retirará sua candidatura para deixar o petista isolado na oposição a Bolsonaro nas eleições. Quando “Lulatman” pede que desista da escalada, “Ciranha” diz que “qualquer um derrota Bolsoringa, pois ele não tem poder algum”. Em seguida, o Homem Aranha grisalho mostra o livro de Ciro Gomes, “Projeto Nacional: O dever da esperança”, e cita que tem “grandes poderes e grandes responsabilidades”.
A charge ainda faz referência às pesquisas de intenção de voto para as eleições ao projetar uma escalada de Ciro Gomes. O ex-governador do Ceará, no entanto, patina nos resultados dos principais institutos de pesquisa.
Ciro surge como terceiro colocado, com 6% de intenções de votos, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada em 24 de março. Enquanto isso, Lula marcou 43% no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada em maio, apresenta resultados semelhantes.
