quarta-feira, 10 setembro, 2025
HomeMemorialCientista político defende "revogaço" de Lula e desmilitarização de cargos públicos

Cientista político defende “revogaço” de Lula e desmilitarização de cargos públicos

Carta Capital

O ex-ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio desponta como o mais cotado para assumir o Ministério da Defesa no governo Lula (PT). Em meio à indefinição ministerial, no entanto, há muitos questionamentos sobre como a nova gestão petista deve se relacionar com os militares, que, em parte, apoiaram Jair Bolsonaro (PL) e angariaram cargos públicos na esfera administrativa federal.

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União em julho deste ano apontou indícios de irregularidades em pagamentos e ocupações de 2.327 militares e seus pensionistas.

Em entrevista ao canal de CartaCapital no YouTube nesta terça-feira 6, Rodrigo Lentz, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília e pesquisador do Instituto Tricontinental, foi taxativo ao defender a ‘desmilitarização’ dos cargos da administração pública, a partir de um revogaço presidencial.

“O governo [Lula] teria condições de implementar a desmilitarização de cargos de confiança política dentro da administração pública federal. O primeiro passo é: todos os cargos de natureza civil devem ser mantidos com civis, com servidores civis. As mudanças administrativas que possibilitaram transformar em natureza militar cargos civis devem cair via revogaço, que é um conjunto de atos normativos, decretos do Executivo, para auxiliar nessa despartidarização”, afirmou.

Leia mais

Leia Também

Leia Também