Assessoria – Ao longo de quase seis décadas, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) tem sido protagonista na formação educacional e profissional de gerações. Com presença ativa em todo o estado, a instituição se aproxima da marca de 2 milhões de estudantes beneficiados, com a oferta de estágios, programas de aprendizagem e capacitação gratuita com foco em empregabilidade.
Para o presidente da instituição, Antoninho Caron, o resultado reflete o propósito de transformar vidas por meio da educação e do trabalho — compromisso presente desde o início das atividades, em 14 de agosto de 1967.
“Seguimos firmes nessa missão, com uma atuação que vai além da formação profissional. Temos fé no potencial e no desenvolvimento humano e contamos com o empenho de mais de 450 colaboradores que dedicam seu tempo a atender os 399 municípios do Paraná”, destaca.
Segundo ele, os resultados do CIEE/PR são fruto do trabalho voluntário e comprometido da diretoria, conselheiros e de toda a equipe, que conecta empresas, instituições de ensino, entidades de classe, federações e diversos órgãos. “Juntos, transformamos vidas com educação e trabalho, todos os dias”, completa.
Estágios, aprendizados e novas trajetórias
Para a advogada Carla Beux, de 52 anos, há uma preocupação genuína do CIEE/PR com o jovem em formação. Ela, que iniciou sua carreira como estagiária em grandes ambientes corporativos como o Citibank e a Petróleo Ipiranga, passou a atuar no direito corporativo, sempre contando com o suporte do Centro na contratação de estagiários e na formação de novos profissionais.
Hoje, sócia e responsável pela gestão estratégica e inovação do escritório Batista Pereira & Oliveira Advogados, ela acredita que o estágio é um aprendizado fundamental para a vida e carreira. “Por isso, acolher os jovens com paciência e responsabilidade é uma missão importante”, salienta.

Foram esses diferenciais destacados por Carla que fizeram toda a diferença para Vitor Gabriel Schulis, que atua como coordenador de treinamento na Truck Center, em Araucária. Há sete anos na empresa, ele começou como estagiário em 2018 e foi efetivado nove meses depois. “Agradeço ao CIEE/PR por fazer parte de toda essa evolução profissional, foi o primeiro passo para tudo o que conquistei até aqui”, diz.
Parceira do CIEE/PR há mais de 20 anos, a Truck Center tem cerca de 25% de seu quadro de colaboradores formado por ex-estagiários e aprendizes que evoluíram para funções estratégicas, conta José Roberto Ransolin, gerente administrativo da empresa. “É uma jornada que beneficia os jovens, ao oferecer desenvolvimento profissional, e também a empresa, ao formar talentos alinhados à nossa cultura”, destaca.
Esse benefício também é percebido pelas instituições de ensino parceiras. Tânia Mara Daver Santos, coordenadora do curso técnico em marketing do Colégio Estadual Regente Feijó, de Ponta Grossa (PR), avalia positivamente o trabalho prestado e toda a orientação e suporte recebidos pela instituição de integração. “Já são mais de três anos de jornada com o CIEE/PR para encaminhar nossos alunos para o mercado de trabalho e o atendimento sempre foi impecável, comprometido e presente”, avalia.
Programas gratuitos para toda a comunidade
Todos os programas são gratuitos para a população. Além do Programa Aprendiz e o Programa de Estágio, a instituição também promove ações de cunho social por meio dos Cursos de Capacitação e Cidadania, formações em diversas áreas e competências que agregam ao currículo e desenvolvimento pessoal dos participantes.
Esse programa é oferecido, ainda, em parceria com outros órgãos, como Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, que promove a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social com o apoio do CIEE/PR.
Podem participar dos cursos pessoas a partir de 14 anos, cadastradas no portal do CIEE/PR. Para o Programa Aprendiz, participam adolescentes e jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino médio ou já tenham concluído essa etapa. Para o estágio, é preciso ter a partir de 16 anos e ser matriculado em uma instituição de ensino médio, superior ou pós-graduação.