A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, assumiu nesta segunda-feira (1) a presidência da Sociedade Giuseppe Garibaldi para o triênio 2019-2022. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Palácio Garibaldi, no centro histórico de Curitiba.
Cida, que já fazia parte do conselho deliberativo da sociedade, é a primeira mulher a comandar a entidade em 136 anos de história. “Aceitei o convite de presidir a Sociedade Garibaldi e faço isso como forma de agradecer nossos antepassados pela coragem que tiveram ao largar tudo na Itália há um século e meio e partir para uma nova vida”, enfatizou a nova presidente durante discurso.
UNANIMIDADE
Cida Borghetti assumiu o lugar de Benoni Manfrin, que na nova gestão ocupará a vice-presidência. A diretoria foi eleita em junho por unanimidade.
“Ao assumir a presidência da Associação Garibaldi, quero renovar meu compromisso de trabalhar pela preservação do patrimônio dessa instituição de mais de 136 anos e ampliar suas ações culturais na comunidade. Reconheço o esforço das diretorias que me antecederam e que conduziram os destinos da Garibaldi até aqui.
Cabe-me agora dar continuidade ao bom andamento desse ícone da cultura italiana de Curitiba e do Paraná”, disse Cida, que agradeceu a confiança de todos e pediu a colaboração dos associados na condução dos trabalhos da entidade.”
À ALTURA DA HISTÓRIA
Cida fez uma conclamação de trabalho a todos os diretores empossados.
Disse contar com o apoio de todos “nessa missão que parece simples, mas que vai exigir de cada um de nós dedicação, trabalho e persistência. Só assim vamos atingir nosso objetivo que é fazer da Garibaldi uma associação à altura da história dos imigrantes italianos que vieram”, completou.
BENONI: DESPEDIDA
Na despedida, o ex-presidente, Benoni citou conquistas de sua gestão, desejando êxito também à nova diretoria.
“Tenho certeza que ela vai mudar o ritmo desta casa. Nós conseguirmos colocar a sociedade no circuito da comunidade curitibana de novo e eu sei que ela vai fazer muito mais pelos projetos que nós temos aqui”, afirmou.
Durante evento também foi feito o descerramento do quadro de Manfrin para a galeria dos Ex-Presidentes.
DIRETORES EMPOSSADOS
Além de Cida, a nova diretoria tem o vice-presidente, Benoni Constante Manfrin; o diretor financeiro e do patrimônio, Cliceu Luis Bassetti; o diretor administrativo José, Eduardo Gastaldi; o diretor cultural e relações públicas, João Felipe Ribeiro da Costa Oliveira e o assessor jurídico Roberlei Aldo Queiroz.
CONSELHO FISCAL
O conselho fiscal é formado por Vittorio Romanelli, Luis Mario Luchetta, Giuseppe Lanzuolo, Juraci Barbosa Sobrinho, Fernando Eugenio Ghignone, Rodrigo Linne Neto, Francesco Pallaro, Paulino Viapiana e Walter Antonio Petruzziello. Já o conselho deliberativo conta tem Celso Luiz Gusso, Virgílio Moreira Filho, João Carlos Almeida Formighieri, Amílcar Rafael Greca, Rubens Aparecido Gennaro, Ragnhild Gabbe Borgomanero, Jean Carlo Leek, Sandro Gilbert Martins e Flavio Zanette.
Cida com o ex-presidente Benoni ManfrinA presidente com toda nova diretoria da Garibaldi