Assessoria – Com elementos da tradição oral afro-indígena, música e poesia, o projeto “Histórias na terra – ciclo Tukula” estreia sua circulação por dez regionais de Curitiba, levando arte, memória e ancestralidade para escolas, centros de assistência social e espaços culturais da cidade. As apresentações têm duração de 45 a 50 minutos, são indicadas para as séries iniciais do ensino fundamental e contam com acesso gratuito.
A artista Kamylla dos Santos conduz a contação de histórias e canções afroindígenas, com os pés firmados no Cosmograma Bakongo e as mãos na terra, convidando as crianças a plantarem sementes de girassol ao final da apresentação. O espetáculo, dirigido por Marcel Malê, propõe um mergulho nos saberes da diáspora africana e dos povos indígenas do Brasil, oferecendo experiências artísticas que fortalecem o respeito à diversidade étnico-racial e estimulam a valorização da natureza.
O principal elemento cênico é um móvel circular preenchido com terra, que se transforma em espaço de criação e interação, onde as crianças, dispostas em roda, também podem se relacionar diretamente com o solo – símbolo de vida, ancestralidade e memória.
Além de trazer narrativas que celebram a herança africana e indígena na formação cultural do Brasil, o projeto atua como ferramenta pedagógica e de representatividade, dialogando com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. As apresentações ainda incluem reflexões sobre a crise climática, destacando a importância da preservação da terra, da água e das sementes crioulas.
Ao todo, serão realizadas 12 apresentações gratuitas, alcançando cerca de 600 crianças. Parte da programação acontecerá em escolas, na APAE durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Centros de Transformação Social e, no sábado, 30 de agosto, uma apresentação aberta ao público no Centro Cultural Teatro da Vila (CIC), que contará com interpretação em Libras.
Ficha Técnica
-
Realização, contação de histórias e direção de produção: Kamylla dos Santos (@kamyngoma)
-
Direção e dramaturgismo: Marcel Malê (@marcelmaleszymanski)
-
Produção Executiva: Maycon Souza (@maycon.ojukialoki)
-
Assistência de produção: Lari Maris (@larissaamaris)
-
Libras: Jéssica Nascimento ( @jelibras.nasci )
-
Apoio: Grupo Baquetá e Sustenido Produções (@grupo_baqueta)
-
Assessoria de Imprensa: A Cena Comunica ( @acenacomunica)
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço: SABADOU NA VILA!
- Sábado, 30 de agosto de 2025
- Horário: 15h
- Centro Cultural Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC, Curitiba
- Classificação Livre
- Gratuito – Com interpretação em Libras