quinta-feira, 21 novembro, 2024
HomeCasa e construçãoCASACOR: Espaço tem jardim vertical e iluminação controlada

CASACOR: Espaço tem jardim vertical e iluminação controlada

Natureza, tecnologia e tendências de design e arquitetura. Tudo isso faz parte da concepção do Jardim de Inverno, espaço da arquiteta Jaqueline Siebert na CASACOR Paraná 2024, que vai até 28 de julho. 

“Temos uma união de elementos naturais, como a biofilia – uso de materiais naturais – na elaboração do jardim vertical, ampliando o contato com a natureza num espaço indoor. Afinal, em Curitiba, jardins de inverno precisam ser fechados, para o melhor aproveitamento do clima da cidade. E também de elementos tecnológicos, como o controle da iluminação por aplicativo e a irrigação automatizada e peças de mobiliário vindas de Nova York e do Salão de Milão”, explica a arquiteta.

O Jardim de Inverno traz lançamentos que foram destaque da Modalle Móveis, fabricante de mobiliário de luxo outdoor com atuação no Brasil e no mercado internacional, no 62º Salone del Mobile em Milão, e na ICFF 2024, em Nova York, onde a marca já foi premiada por seu mobiliário de design autoral que une a bossa única da brasilidade aos mais renomados criativos do cenário nacional e internacional.

Saiba mais sobre os detalhes do espaço.

Jardim vertical

O evento marca o retorno da arquiteta Jaqueline Siebert à CASACOR Paraná, depois de sete anos. Crédito: Kelly Knelves

July Dallagrana é diretora de projetos da Agrourb, empresa responsável pelo jardim vertical do projeto, com mescla de paisagismo e biofilia. “O paisagismo é uma ferramenta muito útil na missão de nos reconectar com a natureza. E tem várias funções: a visão de paisagem, de criar uma bela imagem, além de valorizar os ambientes e gerar conexão com esse espaço, de usufruir a sensação da natureza”, explica.

Segundo July, a prática da biofilia vem sendo aplicada na arquitetura. “É o amor à vida, tudo que essa composição viva, que faz conjunto ao nosso entorno, que justifica e que cria ambientes mais confortáveis. Para pequenos espaços e ambientes corporativos, temos estratégias como o jardim vertical. É um produto interessante para se criar um contexto. Mas, tem que ser pensada a questão da vegetação, se será de ambiente externo ou interno, qual o nível de iluminação e principalmente o controle hídrico para que o jardim funcione”, ressalta.

Iluminação controlada por aplicativo

O Jardim de Inverno da CASACOR 2024 conta ainda com iluminação controlada por aplicativo, em parceria com as empresas Smartly e Hotfloor, que desenvolvem projetos de energia sustentável.

“Nossos pisos e iluminações oferecem uma automação sem obras, instalada de maneira fácil e flexível, sem necessidade de quebra do piso, que pode ser instalado em casas prontas e em construção. E é sustentável, pois não precisa de cabeamento, nem de hub ou quadros elétricos. O ambiente do Jardim de Inverno da Jaqueline Siebert nos propiciou um cenário de iluminação que facilita a interação com o cliente. A Smartly permite que o usuário programe facilmente vários cenários dentro do aplicativo: à noite com mais iluminação, ou de dia, com luzes indiretas em alguns pontos no ambiente. Também tem conexão plena com assistentes virtuais como Alexa, interligando iluminação, ar-condicionado, persianas, tudo por comando de voz”, explica Euclides Ciruelos, CEO da Smartly Automação, engenheiro e mestre em sustentabilidade.

Móveis planejados

O bom uso dos espaços deixou acolhedor o ambiente de 9,3 m2 do Jardim de Inverno. Foto: Kelly Knelves

O Jardim de Inverno é um espaço em que natureza e design se encontram para criar um refúgio de paz e beleza. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para harmonizar com o ambiente e tornar esse cantinho um verdadeiro oásis de relaxamento. “Um dos materiais destaque deste jardim é a palha natural sextavada. Escolhida por sua textura rica e capacidade de trazer um toque orgânico ao ambiente, esta palha não apenas isola termicamente o espaço, mas também adiciona uma camada de autenticidade e conforto visual”, conta Raquel Chiquito, da Premier Stimmo Marcenaria Planejada.

O muxarabi, uma das grandes tendências de 2024, é uma novidade exclusiva do ambiente na CASACOR Paraná. “Também escolhi um tom de madeira exclusivo da Stimmo, com veias naturais para trazer ainda mais a naturalidade ao espaço, e usamos formatos arredondados para trazer leveza aos móveis planejados”. 

Design autoral vindo de Milão

A marcenaria do espaço reflete a busca pela funcionalidade e praticidade, com design e tecnologia. “O mobiliário solto de design autoral, escolhido na M. Decor Batel com a tecnologia e o savoir-faire artesanal internacional da Modalle Móveis, exclusividade da loja de design signature em Curitiba, convida os ocupantes a se sentar, relaxar e refletir, criando um ambiente acolhedor e confortável, que facilita a contemplação e a introspecção”, assinala Jaqueline Siebert.

A valorização do design assinado de tecnologia sustentável foi um norte no conceito do ambiente. “O projeto do Jardim de Inverno inclui várias peças de design assinado e obras de arte, agregando sofisticação e exclusividade ao ambiente”, enfatiza a arquiteta. Entre estas peças estão a Poltrona Farm, de Ibanez Razzera para Modalle, exclusividade M. Decor Batel em Curitiba, com revestimento no tecido sustentável de alta tecnologia Knit, highlight da brand de outdoor deste Salone del Mobile.Milano e da ICFF 2024 em Nova York. Com selo de rastreabilidade internacional e remetendo à textura delicada do tricô, o Knit é feito de polímeros de plásticos extraídos dos oceanos de todo o mundo. Esta forte tendência que começa a ser adotada pelas mais icônicas grifes mundiais da moda e do design foi trazida de forma pioneira pela Modalle ao Brasil. A marca foi a primeira no país a disponibilizar a tecnologia sustentável do Knit no mobiliário de área externa.

Outro highlight de Milão e Nova York que está presente no Jardim de Inverno de Jaqueline Siebert são os pendentes Sema, de Newton Lima para Modalle. O ambiente conta ainda com a mesa lateral Apo, de Marca Manente e obra de arte assinada por Marcos Fajardo para a Modalle Art Gallery – MAG, divisão de arte da marca. A peça esteve exposta nos pavilhões de design do Salone del Mobile, no sofisticado estande da Modalle em Milão.

Jaqueline Siebert agradece todos os fornecedores que tornaram este projeto possível: Premier Stimmo – Marcenaria Planejada; Agrourb – Jardim Vertical; Coral – Tinta e Verniz; GLZ Engenharia – Obra Civil; Dl Coberturas – Cobertura em Vidro; Marmoraria Fermino e Gramarcal – Painel em Mármore; LCZ Lareiras – Lareira; Cevimar (Tecno) – Eletros; Naturalle – Tapete; M Decor Batel (Mobiliário In&Out Modalle) – Móveis Soltos; Kerakoll – Argamassa; Dcor & Gift – Objetos Decorativos. “As peças de design assinado e obras de arte contribuem para a estética e a atmosfera exclusiva do Jardim de Inverno, destacando o cuidado e a atenção aos detalhes na criação do espaço”, enfatiza a arquiteta.

Leia Também

Leia Também