Assessoria – Após uma trajetória bem sucedida em festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais, o premiado filme “Casa Izabel” estreia nacionalmente nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte a partir de 27/06 (quinta-feira). Em Curitiba, a estreia será no dia seguinte, 28/06 (sexta-feira). O longa-metragem paranaense, que pode ser definido como um thriller queer subversivo, tem direção de Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo, mesma dupla responsável por “Alice Júnior”, de 2020, que conquistou 25 prêmios e participou de mais de 55 seleções em festivais nacionais e internacionais, incluindo os festivais de Brasília e de Berlim.
A estreia se dá no mês do orgulho LGBTQIA+, em consonância com a temática do filme. A história é ambientada durante os anos 70, em meio à ditadura militar no Brasil. Uma isolada Casa Grande fundada por uma elite escravocrata torna-se um retiro de homens crossdressers, que se vestem como mulheres, trajando também uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo. Mas as mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando o sistema vigente na época se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade. O filme traz ao público um suspense dramático, com mistério e até terror, em uma história que vai revelando mais camadas e ganhando novas dimensões à medida que a trama avança.
Pré-estreia em São Paulo
O Espaço Augusta de Cinema, localizado na Rua Augusta, 1475, em São Paulo, realiza uma pré-estreia gratuita seguida de debate, em 26/06 (quarta-feira), às 20h30, com presença do diretor, roteirista, produtoras, elenco e equipe do filme. O debate tem mediação do cineasta Marcos Jorge (diretor de “Estômago”, “Mundo Cão”, entre outros títulos). “É um filme para todos, que pode interessar a qualquer tipo de público. Vai muito além do nicho LGBTQIA+ e fala do que eu mais gosto no cinema: a humanidade profunda. Lida com aspectos humanos, que reconhecemos em qualquer lugar do mundo”, afirma Marcos Jorge.
A produção ficou por conta de Andréa Tomeleri (de “Alice Junior”) e de Laura Haddad, que também integra o elenco do filme, ao lado de Jorge Neto, Luís Melo, Andrei Moscheto, Sidy Correa, Zeca Cenovicz, Luiz Carlos Pazello, Otavio Linhares, Jeferson Ulbrich e Fábio Silvestre. “O filme é um grande agregador de pautas importantes e tem em seus personagens seu maior trunfo. A força dele reside justamente nisso. Na potência do que é revelado no subtexto, daquilo que não é dito, da quebra sigilosa de convenções sociais”, afirma a produtora Laura Haddad.
O diretor Gil Baroni também atua em audiovisual como produtor, roteirista e sócio da produtora Beija Flor Filmes, criada com o objetivo de fazer florescer um cinema que humanize o que é culturalmente oprimido, que conte histórias e crie encantamento por temas perseguidos por preconceitos, criando filmes com a sensibilidade e precisão que os tempos atuais exigem.” ‘Casa Izabel’ faz uma conexão com o tempo presente e põe o dedo em feridas mal cicatrizadas da nossa história”, afirma Gil Baroni. “O mistério, presente da primeira à última sequência da obra, é permeado por abusos e crimes, externos e internos à casa, de modo que adentramos em um ambiente que se apresenta ao mesmo tempo aprazível e perigoso”, completa o diretor.
Serviço: Filme “Casa Izabel”
- Salas que exibem o filme na primeira semana em cartaz (27/06 a 03/07): Espaço Augusta, Cine Satyros Bijou, Cinesystem Frei Caneca (as três em São Paulo-SP), Estação Net Botafogo (Rio de Janeiro-RJ), Cine Glauber Rocha (Salvador-BA), Una Cine Belas Artes (Belo Horizonte-MG) e Cine Passeio (Curitiba-PR, a partir de 28/06).
- Duração: 84 minutos
- Classificação: 16 anos
- Instagram: @casaizabeloficial