Imagine alguém que não entende nada de carros – essa pessoa sou eu. E ainda que eu não goste nem do assunto, foi justamente uma história sobre carros que me veio à mente depois de assistir àqueles vídeos que estão rodando pela internet dos aficionados por charutos na última semana. Trata-se de uma máquina onde você faz uma infusão, com a bebida da sua escolha, em um charuto. O vídeo está abaixo, caso não tenha assistido. Eu recebi esse vídeo (e suas variações) de muita gente.
Tá, mas o que essa máquina tem a ver com carros? Lembrei de quando um cliente (que já virou amigo) contou que ganhou um carro do pai ao passar no vestibular. Obviamente, eu não lembro qual era o carro, mas o fato é que ele o rebaixou assim que ganhou. Ao aparecer com o carro assim na casa do avô, ganhou uma bela bronca. Segundo ele, o avô falou: “É bom você estudar muito nessa faculdade, porque há de ser muito burro pra desfazer o trabalho que centenas de engenheiros calcularam ao fazer esse carro.”
Na sequência, ele seguiu o conselho do avô e voltou o carro ao original.
Veja, eu entendo de carro por cores, nada além disso. Então não se ofenda se o seu carro é rebaixado, eu não julgo. Descobri essa semana, inclusive, que um carro tem “velas”.
A história aqui é sobre a importância de respeitar o trabalho de especialistas. O momento em que um puro chega às suas mãos é resultado de anos de testes, ajustes e do trabalho de muita gente experiente. Deixar (ou tentar fazer) o charuto absorver as notas de um whisky, por mais incrível que esse whisky seja, não faz o menor sentido.
É o mesmo que pedir outros temperos em um grande restaurante, adicionar energético ao whisky, mudar a prescrição do médico. É errado? Não. Você é livre para rebaixar seu carro, beber seu whisky com energético e até gastar uma pequena fortuna em uma máquina para “infusionar” o seu charuto. A vida é muito curta pra não fazer o que você quer, a minha provocação é só para saber se você realmente precisa.
Mas como diz o ditado popular: gosto não se discute (o resto eu deixo para você completar).
