O cardiologista curitibano Mário Maranhão, figura na relação de ‘Top 10’ entre os cardiologistas internacionais, segundo um importante site espanhol dedicado à Medicina.
Maranhão voltou recentemente da Austrália, onde foi palestrante no Congresso Mundial de Cardiologia, realizado em Melbourne e teve dois importantes encontros no último final de semana: o III Fórum de Saúde e Bem Estar, promovido pela LIDE e o empresário João Dória, em Campinas, e um evento internacional organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Colégio Americano de cardiologia, quando se encontrou com o cardiologista número 1, Prof. Valentin Fuster, do Mount Sinal Medical Center de New York.
Foi personagem de “Vozes”
Maranhão, que já foi personagem de minha coleção Vozes do Paraná, presidiu, nos anos 90s, a Federação Mundial de Médicos, uma ONG que aglutina, a partir da Suíça, reputados profissionais da medicina do mundo todo, atuando também em pesquisas científicas e apoio médico a populações carentes de muitos países. Até por isso, ele passou a fazer conferências em vários países, sobre sua especialidade, a cardiologia.
Liderando eventos
No Brasil, além de ter ajudado lecionado para várias turmas de médicos, na Faculdade Evangélica de Medicina e na Medicina da UFPR, Mário Maranhão notabilizou-se também pela capacidade de liderar grandes eventos da sua especialidade. Por exemplo, o Congresso Internacional de Medicina, realizado no Rio, na década passada foi comandado por ele, que também presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia.