segunda-feira, 18 agosto, 2025
HomePolítica e CidadesCaravana “Pactos pela Cultura” chega a Curitiba e RMC

Caravana “Pactos pela Cultura” chega a Curitiba e RMC

Assessoria – Depois de passar por Laranjeiras do Sul, no centro-sul do estado, e por Paranaguá, no Litoral, a caravana “Pactos pela Cultura” chega agora à Curitiba e Região Metropolitana. A iniciativa do Comitê de Cultura tem o propósito de promover a integração regional e aproximar os gestores públicos da sociedade civil no planejamento e execução da Política Nacional Aldir Blanc, programa que está investindo mais de R$ 15 bilhões para financiar a arte e a cultura do Brasil – o maior valor da história.

Pela primeira vez desde que começou a rodar o estado, o evento contará com a presença de Roberta Martins, secretária nacional dos Comitês de Cultura, vinda diretamente de Brasília. A caravana “Pactos pela Cultura” é também um curso de extensão da UFPR, e dá certificação a todos os inscritos que cumprirem a carga horária.

O encontro acontece sábado, 30 de agosto, das 8h às 20h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) de Pinhais, mas vai contar com a participação da administração pública e da população de todos os 29 municípios da região. Para se inscrever, é só preencher o formulário.

“A caravana é pensada para promover o diálogo, a colaboração e a troca entre municípios com realidades semelhantes, dando protagonismo aos agentes locais, para que o dinheiro das políticas públicas culturais possa ser usado de maneira estratégica, de acordo com as necessidades e a vocação de cada lugar”, explica Bruno Vanhoni, coordenador da caravana. “A vinda da secretária nacional, especialmente para esses debates, mostra o prestígio da iniciativa e a diferença que ela pode fazer na vida de artistas, gestores e produtores.”

O Paraná, incluindo o governo do estado e seus 399 municípios, receberá ao todo quase R$ 600 milhões oriundos da Polícia Nacional Aldir Blanc até 2027. “A maioria das nossas prefeituras nunca teve acesso a tantos recursos para investir no setor cultural”, completa Vanhoni.

O encontro do dia 30 de agosto tem uma programação extensa, que inclui um painel sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura e a Política Nacional Aldir Blanc e uma oficina de escrita de projetos culturais, além de grupos de trabalho e discussão. O encerramento será feito por artistas locais.

Associação dos Jornalistas e Críticos Culturais do Paraná

Durante o dia, um espaço destinado a receber a imprensa prestará esclarecimentos e fará as primeiras filiações à Associação dos Jornalistas e Críticos Culturais do Paraná, ideia apoiada pelo Comitê de Cultura e que pretende ser um canal para reunir e projetar as reivindicações da categoria.

Comitê de Cultura do Paraná

Instalados em todos os estados do Brasil em 2024, pelo Governo Federal, os Comitês de Cultura têm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais políticas públicas, respeitando a nossa diversidade cultural.

No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiência. A rede também é formada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e pelo Instituto Cidadania, de Londrina.

Serviço: Caravana “Pactos pela Cultura”
Curitiba e Região Metropolitana
Dia 30 de agosto, das 8h às 20h
Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe)
Avenida Iraí, 696 – Planta Bairro Weissópolis, Pinhais – PR
@comitedeculturapr

Leia Também

Leia Também