terça-feira, 27 janeiro, 2026
HomeSaúde, Ciência e FéCapoeira e Cidadania retoma aulas com histórias de superação

Capoeira e Cidadania retoma aulas com histórias de superação

Assessoria – O Projeto Capoeira e Cidadania, iniciativa da Associação Volvo, retomou, na última semana, suas atividades presenciais, reunindo cerca de 80 alunos já na primeira aula e reforçando seu papel como espaço de formação humana, convivência familiar e desenvolvimento social. Atualmente, o projeto atende aproximadamente 300 alunos ativos, entre crianças, adolescentes, adultos e até famílias inteiras.

Neste período de retorno, em função da colônia de férias da Associação Volvo, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, das 9h às 11h. A partir de fevereiro, os horários regulares serão retomados, com atividades também às terças e quintas-feiras à noite, além dos encontros aos sábados. Nas escolas públicas, o retorno do projeto com aulas de capoeira acompanha o calendário escolar estadual.

Mais do que reencontrar os alunos após o recesso, o início do ano traz novas expectativas esportivas e pessoais. Em 2025, os integrantes do projeto participaram dos Jogos Mundiais de Capoeira – Abadá Capoeira, no Rio de Janeiro, com resultados expressivos, incluindo vice-campeonato mundial, semifinais e quartas de final em diferentes categorias, além de medalhas nos Jogos Sul-Brasileiros e Nacionais de Capoeira.

Para o orientador pedagógico do projeto, Sergio Roberto de Lara Oliveira, o projeto tem várias características importantes no desenvolvimento das crianças e jovens e na formação do cidadão “São vários os benefícios da prática da capoeira para a saúde dos praticantes. Temos também a questão social com a participação em eventos culturais  e esportivos. A roda é coletiva e todos participam e as conquistas e vitórias é em comunidade”, comenta ele.

Ao longo de seus 20 anos de atuação, o Projeto Capoeira e Cidadania já beneficiou mais de 5 mil pessoas, revelando histórias de superação que atravessam gerações. Jovens que iniciaram na capoeira ainda na infância e hoje atuam como instrutores, professores, monitores e universitários, muitos deles os primeiros da família a chegar ao ensino superior.

Além disso, o projeto se tornou um espaço de fortalecimento familiar, reunindo pais, mães e filhos em torno da prática esportiva e cultural. “Aqui é como uma segunda casa. Estar junto dos meus filhos na capoeira fortalece nossa relação e cria memórias que vão além do treino”, relata Vanessa de Souza Fontana, uma das mães que participa do projeto juntamento com os filhos.

Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo, o Projeto Capoeira e Cidadania utiliza a capoeira como ferramenta de desenvolvimento humano, inclusão social e preservação da ancestralidade cultural.

Em 2026, a expectativa é ampliar ainda mais o impacto social, fortalecer a participação em campeonatos no Brasil e continuar oferecendo à comunidade um espaço onde a capoeira é educação, pertencimento, disciplina e oportunidade de futuro.

Projeto Capoeira e Cidadania

Criado em 2005 pela Associação Volvo, o Projeto Capoeira e Cidadania é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Ministério da Cultura e Volvo. A iniciativa tem como propósito promover o desenvolvimento humano e a cidadania por meio da prática da capoeira, atendendo atualmente aproximadamente 300 crianças, adolescentes e adultos. Um público de escolas públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Em 20 anos de atividades, o Capoeira e Cidadania já beneficiou mais de 5 mil pessoas, fortalecendo vínculos familiares e valores como respeito, disciplina, cooperação, determinação e autoestima. Hoje, é reconhecido como referência na formação  de cidadãos por meio da arte, unindo cultura e esporte.

Leia Também

Leia Também