quinta-feira, 3 outubro, 2024
HomePolíticaCandidatos a vice apresentam propostas em debate do Plural

Candidatos a vice apresentam propostas em debate do Plural

Por José Marcos Lopes / PluralCinco candidatos à vice-prefeitura de Curitiba debateram, na tarde desta quarta-feira (18), temas como transporte, habitação, mudanças climáticas, saúde e mobilidade, mas não faltou tempo para duras críticas à atual gestão. O debate do Plural reuniu os candidatos Goura, vice na chapa de Luciano Ducci (PSB); Marcelo Henrique, da chapa de Roberto Requião (Mobiliza); Jairo Filho, vice de Cristina Graeml (PMB); Letícia Faria, vice de Andréa Caldas (PSOL); e Tiago Chico, vice de Luizão Goulart (Solidariedade).

Convidados para o encontro, os candidatos Paulo Martins, vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD); Rosângela Moro, vice de Ney Leprevost (União); Walter Petruzziello, da chapa de Maria Victoria (PP); e Leo Martinez, vice de Samuel de Mattos (PSTU), não compareceram e alegaram problemas de agenda.

Com a ausência de Paulo Martins, ninguém defendeu a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD), que foi acusada de omissão em relação a temas como educação, saúde, habitação e plano de carreira dos servidores. O corte de árvores da avenida Presidente Arthur Bernardes foi um dos assuntos centrais, o que levou os candidatos a chamarem Greca e Pimentel de negacionistas climáticos. Pimentel também faltou ao debate entre os candidatos a prefeito, realizado pelo Plural na semana passada.

Temas debatidos

No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, da Escola Paranaense de Direito, do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina e da Agência Escola da UFPR. Marcelo Henrique disse que Curitiba vive um “caos na saúde” e prometeu acabar com as terceirizações na área. Jairo Filho falou em triplicar a abrangência dos botões do pânico para combater a violência contra a muher e Goura afirmou que outras candidaturas representam o negacionismo climático. Letícia Faria prometeu diálogo com movimentos sociais e Tiago Chico acusou a prefeitura de misturar turmas para fazer propaganda sobre escolas em tempo integral.

Ao debater com Goura, Tiago Chico acusou a gestão de aumentar a população de rua, por não ter uma política de habitação eficiente. “Dados da Defensora Púlica indicam que tem 30 mil famílias para serem desepjadas na cidade. Depois perguntam por que aumenta o número de pessoas em situação de rua”. Ele disse que a gestão de Luizão Goulart pretende buscar investimentos para construir 90 mil moradias em quatro anos. Segundo Goura, o plano de Luciano Ducci prevê criar a Secretaria de Habitação e uma diretoria para atender as favelas. “O que a gente viu nesses últimos oito anos foi falta de vontade política, seja no incêndio na CIC e agora com o despejo da ocupação Tiradentes”. “Entristece ver o candidato da situação sorrindo. Não devia ter ninguém feliz enquanto tiver uma pessoa sem casa na cidade”, respondeu Tiago.

O debate do Plural com os candidatos a vice-prefeito de Curitiba foi realizado no Centro Cultural do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e pode ser visto no canal de YouTube do Plural. O encontro teve apoio do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, da Escola Paranaense de Direito e do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina. A Agência Escola da Universidade Federal do Paraná e a Conceito Notícias também participaram da realização. O mediador foi o jornalista Rogerio Galindo.

Curitiba: RICtv Record faz debate em 28 de setembro

Leia Também

Leia Também