Redação e Globo Esporte – O jornalista Gil Rocha será homenageado pelo Campeonato Paranaense de 2024. A Federação Paranaense de Futebol anunciou, nesta segunda-feira (15), o Troféu Gil Rocha, após a assinatura do ato oficial pela viúva de Gil, Ana Zimmerman, repórter da RPC, e pelo filho, Lucas Rocha, também jornalista, apresentador da Tribuna da Massa. Gil Rocha faleceu no dia 31 de junho de 2023, aos 63 anos. Deixou a esposa e três filhos, além de Lucas, Pedro e João.
A taça está sendo desenhada por uma designer e será apresentada em evento aberto à imprensa ao longo da competição. O Campeonato Paranaense de 2024 começa nesta quarta-feira (17).
Quem foi Gil Rocha?
Natural de Siqueira Campos, no norte pioneiro do Paraná, Gilberto Manoel Rocha iniciou a carreira como rádio-escuta em 1975, aos 15 anos, na Rádio Paiquerê, de Londrina. Ele se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), seis anos depois.
Após formado, o profissional foi contratado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo. Gil Rocha começou na TV Coroados, de Londrina (atual RPC Londrina), e se transferiu para a TV Paranaense, em Curitiba, em 1985.
Em paralelo, ele esteve em quatro coberturas de Copas do Mundo pela rádio Paiquerê, como na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos. O jornalista também cobriu momentos importantes do esporte do Paraná, com os títulos brasileiros conquistados por Coritiba em 1985 e Athletico em 2001.