sexta-feira, 5 setembro, 2025
HomeCiência e FéCampanha humorada alerta que bebida e direção não combinam

Campanha humorada alerta que bebida e direção não combinam

Assessoria – Na luta pela vida, campanhas de conscientização contra comportamentos de risco têm papel estratégico. E, por isso, às vezes cometem ousadias como a de usar o humor para ganhar a atenção do público. É o caso da campanha que alerta os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir, lançada neste fim de semana pela empresa curitibana Auroplan. Nos bares da capital paranaense, os frequentadores estão recebendo bolachas de chopp com mensagens como “Juntos na vida, no chopinho e no descanso eterno” e “Se beber, não dirija. Se dirigir, conte com a gente”.

Os alertas inusitados e bem-humorados têm impacto ainda maior quando o público percebe que são feitos por uma startup que oferece planos funerários. Com proposta inovadora, a Auroplan tem por público-alvo pessoas que só pensam no assunto quando confrontados com a finitude da vida. São os chamados adultos jovens e adultos maduros, uma faixa que vai dos 18 aos 60 anos, segundo a visão tradicionalmente utilizada por órgãos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As bolachas fizeram sucesso no Alchemia Bar, cujo gerente, Leonardo Cabral Costa, se integrou à campanha. “Estamos no centro da cidade, onde há uma área calma. Mas nem sempre o limite de 40 km por hora é respeitado. O motorista que vem fazer o happy hour ou jantar refresca a memória com esse alerta bem-humorado de que não pode correr e muito menos beber. Essa ação é muito importante. A gente não quer só vender bebida, mas participar da vida do cliente de forma saudável”, diz.

Tecnologia e custo baixo

A campanha visa a todos os públicos, mas principalmente os motoristas mais jovens, o que está em linha com a proposta dos planos de luto da Auroplan. “Os planos são 100% digitais. São contratados online e por isso mais baratos. Mas isso não significa que o cliente vai falar com um robô. O atendimento digital 24 horas funciona via aplicativo, pelo WhatsApp e se necessário, com apoio via atendimento telefônico, com suporte humano personalizado para orientar os clientes antes, durante e após o ocorrido”, garante Gustavo Campos, diretor operacional da Auroplan.

Mais duas características inovadoras desses planos são permitir que grupos de amigos e pessoas próximas, sem laço familiar, sejam beneficiários do mesmo plano e que animais de estimação de até 40 kg tenham serviço de remoção e cremação.

Bolacha da prevenção

Durante os fins de semana de setembro, serão distribuídas 20 mil bolachas de chopp nos bares de Curitiba, usando o humor para reforçar a importância da responsabilidade no trânsito e destacar os riscos reais da combinação entre a direção e a bebida alcoólica.

Os números reforçam a importância da campanha. O álcool está presente em cerca de 34% dos acidentes urbanos registrados em Curitiba, posicionando a capital numa situação crítica em relação ao consumo de álcool e direção, o que demanda ações contínuas de alerta e prevenção.

Leia Também

Leia Também