Com a escolha de quatro novas agências de publicidade, apontadas em recente licitação, a Prefeitura de Curitiba prepara campanha de publicidade e comunicação com a comunidade. O começo das veiculações será em março e o ponto alto da campanha deverá ter a festa de aniversário de Curitiba, o 29 de março.
Não se trata de fazer apenas material institucional, mas o objetivo maior – segundo fonte da Secretaria Municipal de Comunicação Social – “será ajudar a levantar o astral do cidadão, que vai mal aqui em no resto do país”, opinião de que partilha o diretor de arte de uma das quatro empresas de publicidade que passam a trabalhar para o governo municipal.
As empresas escolhidas (o secretário Paulo Vítola não participou do julgamento das propostas) são: Master, Guarda-Chuva, Competence, e Verbal.
2 – HUMANIZAÇÃO
Os publicitários talvez não tenham dificuldade em mostrar aspectos da administração pública, universalizando a informação sobre realidades positiva da cidade nos dias de hoje.
Um dos bons resultados da administração, na área da mobilidade urbana, foi a implantação de novos acessos para cadeirantes aos ônibus urbanos. O cadeirante passa a embarcar na calçada, “um exemplo concreto de humanização de serviços públicos”, diz Vítola.
Na área da Educação, garante à coluna o secretário Paulo Vítola, a grande “possibilidade que se avizinha” é Curitiba ficar em primeiro lugar no IDEB, o índice do MEC que mede a qualidade do ensino básico.
Hoje a primeira posição é de Florianópolis e Curitiba fica no segundo lugar. Do jeito que as coisas vão – segundo ainda Vítola – “Curitiba deverá ficar no primeiro posto este ano”.
Vítola é dos entusiastas da Educação fornecida pela Prefeitura de Curitiba, no ensino básico, realidade – ressalte-se – que vem de anos.
Cita como exemplo o fato de o estudante que se sagrou campeão de Concurso de Matemático ser aluno de escola da Prefeitura de Curitiba.
3 – NA FINANÇAS: RESTRIÇÕES
No âmbito das Finanças municipais de Curitiba, as notícias não são alvissareiras. Nem se sabe muito a respeito delas. O que há de concreto é que a secretária Eleonora Fruet só dá indicativos de que o caixa municipal poderá melhorar no fim deste ano.
Por ora, a palavra de ordem é mantida: austeridade nos gastos, mesmo que essa austeridade possa até aparecer como responsável por “uma certa inação da máquina pública”, como observa um vereador da base aliada do prefeito.
4 – A HORA É AGORA
Na área da Saúde, a Prefeitura de Curitiba vem realizando ações inovadoras. A mais recente delas é o Programa “A Hora É Agora – Testar Nos Deixa Mais Fortes”, que desde as últimas semanas de 2014 fornece testes gratuitos de HIV em um trailer que fica estacionado em praças do Centro da cidade às sextas-feiras e aos sábados.
Agora em fevereiro, uma nova fase desse projeto começou a funcionar.
Agora, por meio de um site (www.ahoraeagora.com.br), as pessoas podem solicitar o recebimento em casa de um kit com o teste de HIV. A população-chave do A Hora É Agora é formada por homens jovens, gays e usuários de drogas, grupos em que a prevalência do vírus chega a ser quase 20 vezes maior do que na média da população.
5 – PARCERIA E COMPROMISSO
O projeto, feito em parceria com o Ministério da Saúde, Unaids e Fiocruz, faz parte de um compromisso que Curitiba assumiu junto com outras 20 metrópoles do mundo no ano passado: erradicar a epidemia de Aids até 2025.
Em outra frente, vale destacar a redução na mortalidade infantil da capital paranaense, que encerrou 2014 no nível mais baixo da história do município: 7,7 óbitos para cada mil nascidos vivos.