CMC
Quem acordou cedo, viu as nuvens escuras no céu, mas não desistiu e foi até a praça Oswaldo Cruz, neste sábado (25), foi brindado com uma manhã ensolarada e com a oportunidade de fazer uma caminhada ao lado do presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), dos vereadores Osias Moraes (Republicanos), Mauro Ignácio (União), Leonidas Dias (Solidariedade), João da 5 Irmãos (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Sargento Tânia Guerreiro (União), além de vários secretários da Prefeitura de Curitiba.
Dentro do planejado, as pessoas começaram a chegar na Oswaldo Cruz por volta das 10 horas e, meia hora depois, após uma breve saudação das autoridades, começou a caminhada até a praça Eufrásio Correia, ao lado da CMC. Cerca de 200 pessoas percorreram o trecho de um quilômetro de extensão, utilizando uma das pistas laterais da avenida Sete de Setembro, fechada para o tráfego pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito. Durante todo o trajeto, os participantes puderam contar com a animação da bateria da torcida Guerreiros de Cristo, da Igreja Bola de Neve.
“A mensagem que a caminhada passou é a da promoção da saúde”, afirmou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello. “É isso que a gente quer colocar na cabeça das pessoas, o quanto é importante praticar alguma atividade física”. Ele comemorou a adesão à atividade, que reuniu autoridades municipais, vereadores, servidores do Legislativo e seus familiares, moradores da região central e grupos da sociedade civil, como a torcida Guerreiros de Cristo e idosos já atendidos pelas políticas públicas do Executivo.
“Essa é uma festa de todos, e a Câmara de Curitiba quer estar aberta à população. Queremos que o povo participe das discussões mais pesadas, mais difíceis e áridas, do dia a dia, mas também que elas estejam aqui na confraternização, na alegria, no momento de festejar. Queremos que a população possa desfrutar desse dia com atividades culturais, esportivas e gastronômicas, integrando todos os espaços. A festa é para vocês, dos vereadores para a comunidade. Viva a Câmara e a cidade de Curitiba pelos seus 330 anos!”, saudou Fachinello.
29 de março
A festa de aniversário da Câmara Municipal vem da data de sua criação, no dia 29 de março de 1693, que se tornou o parâmetro para a festa de Curitiba. O vice-prefeito Eduardo Pimentel parabenizou o Legislativo por aliar a festa cívica ao incentivo ao esporte. “Tudo é em prol das pessoas e da saúde delas”, agradeceu. Ele se ausentou momentaneamente da Conferência Municipal de Saúde, realizada hoje no parque Barigui, para prestigiar as atividades do Legislativo.
Na chegada à praça Eufrásio Correia, os participantes foram recepcionados pela tradicional Banda Lyra Curitibana e se encontraram com as pessoas que já curtiam a feira gastronômica e as atividades para as crianças. “Acho muito importante a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, tanto nos projetos de lei quanto em ações para serem realizadas com a população. Foi uma ótima ideia do Fachinello trazer o lazer e a atividade física para essa semana tão importante, quando se comemora o aniversário de Curitiba”, comentou Carlos Pijak, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Parceira no line-up dos shows, Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), estava feliz com o evento. “Foi um processo muito natural, porque a Banda Lyra é um símbolo da cidade e veio para as comemorações, assim como João Egashira e seu grupo [Orquestra a Base de Cordas]. Todos vieram abrilhantar essa festa maravilhosa”, disse. Animada, ela comentou que teve a oportunidade, “ainda muito jovem”, de participar da festa dos 300 anos, com o prefeito Rafael Greca. “Agora estou muito feliz participando dos 330”. Luiz Gusi, da Segurança Alimentar, e José Neto Lupion, da Cohab, participaram da comemoração.