
Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Câmara dos Deputados, através do seu presidente Artur Lira, está convidando para próxima quarta feira, dia 7 de junho, as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, os jornalistas e dirigentes de veículos de comunicações para “Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”.
A liberdade de imprensa é um direito garantido em todos países democráticos. No Brasil, ela está firmemente amparada pela Constituição Federal. O contrário dela é a censura, que até hoje existe em países que tem regimes totalitários de esquerda ou de direita.
É importante lembrar que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados, de forma justa e transparente. Entretanto, ser livre não significa carta branca para desrespeito, perseguição pessoal ou institucional e nem invasão de privacidade, esta também amparada pelo artigo 5º da Constituição Federal. Por isto, a imprensa tem o direito a plena liberdade para divulgar reportagens e opiniões, mas também tem um compromisso com a verdade dos fatos e a ética. Essa conduta serve para evitar que notícias sejam divulgadas sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão afeta diretamente a vida das pessoas. A força de uma afirmação errada é bem maior do que de um direito de resposta.
“De modo geral, podemos afirmar que a imprensa presta grandes serviços de utilidade pública a sociedade brasileira. Nos momentos de calamidade ela não se omite, cobra soluções das autoridades e dá voz aos que não tem vez”, afirmou o deputado Ney Leprevost, do Paraná, autor da proposição.
