CMC – A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acaba de eleger os presidentes e a composição de suas comissões especiais. Confira como ficou o quadro (atualizado em 20 de fevereiro):
Comissão de Meio Ambiente tem Andressa Bianchesi como presidente
Em uma eleição tranquila, com candidaturas únicas, a Câmara de Curitiba definiu as novas lideranças da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos nesta quarta-feira (19). Para o ano de 2025, Andressa Bianchesi (União) foi eleita presidente, enquanto Sidnei Toaldo (PRD) será o vice. Na mesma reunião, foi estabelecido que o colegiado se reunirá quinzenalmente às quarta-feiras, a partir das 8h30, seguindo o padrão das últimas composições do grupo de trabalho.
A reunião de instalação foi presidida pelo vereador Marcos Vieira (PDT), por apresentar o maior tempo de vereança entre os membros do colegiado. Conforme o Regimento Interno da Câmara, compete ao parlamentar há mais tempo na Casa substituir o presidente e o vice em suas ausências nas reuniões da comissão. Vieira sinalizou a vontade de se tornar vice-presidente, mas preferiu não se candidatar nesse momento, deixando em aberto para gestões futuras. Guilherme Kilter (Novo) e Nori Seto (PP) são os outros membros do colegiado no ano de 2025.
Rafaela Lupion presidirá Comissão de Urbanismo

Numa eleição disputada, com três candidatos ao cargo, a vereadora Rafaela Lupion (PSD) foi eleita, nesta terça-feira (18), presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. Com os apoios de Indiara Barbosa (Novo) e Pier Petruzziello (PP), ela venceu as candidaturas de Da Costa (União) e Laís Leão (PDT). “Será [um mandato] com muita tranquilidade. Acredito no bom diálogo e na transparência”, declarou Rafaela Lupion.
Com a definição da presidência, a eleição da vice-presidente se deu por aclamação, com Laís Leão conquistando a vaga após Pier Petruzziello retirar sua candidatura.
Fernando Klinger é eleito presidente da CCJ da Câmara
Nesta segunda-feira (17), após a sessão plenária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu início às reuniões de instalação dos colegiados temáticos da CMC. Os vereadores elegeram Fernando Klinger (PL) presidente da CCJ e Tiago Zeglin (MDB) vice-presidente.
Publicitário e gestor público, Klinger está no primeiro mandato como vereador de Curitiba e foi candidato único à presidência daquela que é considerada a comissão mais importante do Legislativo Municipal. Advogado e empresário, Zeglin também assumiu a cadeira pela primeira vez e não teve concorrência na disputa à vice-presidência. Ambos tiveram 8 votos positivos e 1 abstenção.
O colegiado temático é o único com a prerrogativa de arquivar projetos de lei sob a análise da Câmara de Curitiba. Além de Klinger, Zeglin e Toninho, a CCJ reúne, em 2025, os vereadores Camilla Gonda (PSB), Da Costa (União), Jasson Goulart (Republicanos), Lórens Nogueira (PP), Rafaela Lupion (PSD) e Rodrigo Marcial (Novo).
Jasson Goulart é o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos
Nesta terça-feira (18), após a sessão plenária, a Câmara Municipal instalou a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias. Jasson Goulart (Republicanos) foi eleito o presidente do colegiado no ano de 2025 e a Delegada Tathiana Guzella (União), a vice-presidente.
Além de Jasson, Guzella e Tânia Guerreiro, a Comissão de Direitos Humanos reúne, em 2025, os vereadores Bruno Secco (PMB) e Rodrigo Marcial (Novo). Os vereadores têm a responsabilidade de emitir pareceres e promover o debate sobre o exercício dos direitos humanos, da cidadania, das minorias, da mulher, da criança e da pessoa idosa em Curitiba.
Sidnei Toaldo é eleito presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social
Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), os vereadores da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social elegeram Sidnei Toaldo (PRD) presidente e Meri Martins (Republicanos) vice-presidente do colegiado. Os dois foram escolhidos por unanimidade e candidatos únicos para as funções.
Além de Toaldo e Martins, também integram a comissão neste ano de 2025 os vereadores Carlise Kwiatkowski (PL), Lórens Nogueira (PP) e Toninho da Farmácia (PSD). Os parlamentares foram indicados pelos líderes dos blocos partidários e poderão ser reconduzidos nos próximos anos da atual legislatura (2025-2028).
Leonidas Dias vai presidir a Comissão de Serviço Público
Em reunião nesta terça-feira (18), após a sessão plenária, a Comissão de Serviço Público foi o quarto colegiado permanente da CMC instalado para o ano de 2025. Os vereadores elegeram Leonidas Dias (Pode) presidente da comissão temática e Rodrigo Marcial (Novo) vice.
Em 2025, além de Dias, Marcial e Sabará, a Comissão de Serviço Público é formada por João Bettega (União) e Vanda de Assis (PT). O colegiado tem a função de elaborar pareceres sobre matéria que digam respeito aos servidores públicos e à prestação de serviços públicos municipais.
Guilherme Kilter é eleito presidente da Comissão de Educação
A Câmara Municipal definiu nesta segunda-feira (17) a nova liderança da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer para a atual legislatura. Em reunião realizada hoje, os vereadores elegeram Guilherme Kilter (Novo) presidente e Renan Chescin (Pode) vice-presidente do colegiado. Ambos são vereadores de primeiro mandato no Legislativo.
Além de Kilter e Ceschin, a comissão tem outros três membros: Bruno Secco (PMB), Meri Martins (Republicanos) e Professora Angela (PSOL). Durante a votação, a vereadora Professora Angela se candidatou à presidência, mas não obteve o apoio da maioria. Guilherme Kilter foi eleito presidente com quatro dos cinco votos. Renan Ceschin assumiu a vice-presidência, também com quatro votos.