sábado, 14 setembro, 2024
HomePolíticaCâmara de Curitiba vota oficialização do nome do Parque da África

Câmara de Curitiba vota oficialização do nome do Parque da África

CMC – Na próxima terça-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota a indicação da denominação “Parque da África” para o mais novo parque da cidadeque será implantado no Pinheirinho. A oficialização do nome será votada em primeiro turno. A ordem do dia ainda inclui a votação de três projetos de lei em segundo turno, sendo um deles o que atualiza o déficit do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

Anunciado pela Prefeitura de Curitiba em junho, o novo parque vai se somar aos atuais 52 parques e bosques da cidade e será incorporado à praça Zumbi dos Palmares. O espaço terá cerca de 70 mil metros quadrados e a intenção do Executivo é lançar a licitação para a construção da primeira área do parque ainda em 2024. A estimativa é investir R$5 milhões na obra. O projeto já havia repercutido em plenário no semestre passado, quando a Câmara Municipal aprovou sugestão ao Executivo para que seja implantado no local o Memorial Africano

“A capital do Paraná possui diversos parques que homenageiam diferentes etnias e nacionalidades que formaram Curitiba e a criação do ‘Parque da África’ é uma forma de reconhecimento e valorização da história e contribuição dos africanos e afrodescendentes na formação da cidade”, diz a justificativa do projeto de lei (009.00009.2023). “Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], 56% da população brasileira se declara negra. Pelo menos um em cada quatro moradores de Curitiba é negro e carrega em seu DNA um pouco das tradições da capital”, continua o texto.

Na proposta, os autores também argumentam que a localização do futuro parque é estratégica, ao lado da Linha Verde, e que a sua implantação vai amenizar o problema das enchentes que ocorrem na região, ao longo do ribeirão dos Padilhas, cuja bacia hidrográfica passa pelo meio do terreno do distrito de manutenção da Prefeitura. “A área agraciada com cursos de água, bosque e mata ciliar se transformará na maior unidade de conservação e lazer da Regional Pinheirinho, composta pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho”, finalizam os autores da proposta, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Herivelto Oliveira (Cidadania) e Tico Kuzma (PSD).

Se a indicação do nome “Parque da África” para o novo parque da cidade for aprovada, o projeto de denominação retorna à pauta da quarta-feira (4) para nova votação e, sendo confirmada, seguirá para sanção prefeitural.

Leia Também

Leia Também