sexta-feira, 12 setembro, 2025
HomeMemorialCâmara de Curitiba pode aumentar vagas de 38 para 41 vereadores

Câmara de Curitiba pode aumentar vagas de 38 para 41 vereadores

Foto: CMC/Divulgação

Blog do Tupan

No próximo biênio legislativo, o novo presidente da Câmara de Curitiba poderá passar por desgastes devido a pautas polêmicas que podem chegar ao plenário, correndo o risco de encarar o lobby de algumas emissoras de televisão contra a proposta de se aumentar o número de vereadores.

Hoje, o parlamento tem 38 representantes, mas pode aumentar para 41, já que a legislação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite, devido ao crescimento do número de eleitores na capital do Paraná desde a década passada.

Em 2008, o ex-presidente João Cláudio Derosso, na época no PSDB, articulou o aumento de vagas, mas o PT entrou com uma representação para evitar o aumento de representatividade. A proposta acabou batendo na trave.

O que aconteceu? Passada a eleição, uma vereadora petista ficou de fora do parlamento e tentou na Justiça tentar manter o número de 41. Roseli Isidoro acabou fora da casa de leis e da política, tendo atuado depois como secretaria da Mulher na gestão de Gustavo Fruet (PDT).

Com as regras eleitorais aprovadas na Câmara Federal a partir da gestão do Partido dos Trabalhadores, os pequenos partidos estão sendo varridos do mapa político e há a necessidade de se aumentar a representatividade na Câmara de Curitiba, para dar espaço para legendas como o PCdoB, PV, Novo, Agir, PRTB, PTB, Cidadania, Rede, Avante, PSC, Patriotas e o Psol.

O PT é a única sigla de esquerda a marcar presença no parlamento desde de 2008, o PCdoB conseguiu espaço a última vez em 2004, com Luizão Stellfeld.

Leia Também

Leia Também