Assessoria – Nos meses de abril e maio a dança toma conta da CAIXA Cultural Curitiba. O projeto Público Dança apresenta uma mostra com cinco peças de dança contemporânea atreladas a processos de mediação e formação. Apresentações, bate-papos, palestra e seminário pensam a dança em Curitiba a fim de estreitar as relações entre obra e público.
A abertura do projeto será no dia 11 de abril, às 20h, com a Palestra Formação e Mediação em Dança com a Prof. Dra. Lilian Freitas Vilela e Renata Fernandes (UNESP). A entrada é franca. A ação apresenta o campo da mediação cultural na dança, em processos pedagógicos e artísticos de aproximação do público com obras artísticas. Compartilha exemplos de ações no campo mediativo e convida as pessoas a produzirem diálogos e novas perguntas sobre as práticas de fruição da dança como princípio de democratização cultural.
Para a mostra de dança foram convidados trabalhos que apresentam diferentes modos de fazer dança contemporânea. Entre os dias 15 e 20 de abril, o palco se abre para 5 Danças, da Rumo de Cultura e Entre Caboclos e Baianas, de Kunta Leonardo da Cruz. De 6 a 11 de maio são apresentados Picareta, de Vitória Gabarda e Desmundo, da desCompanhia de dança. E nos dias 30 maio a 1 de junho, é a vez de Rotação, de Lívea Castro e Giovanni Venturini, com direção de Fernando de Proença. As apresentações têm preços populares, com ingressos a R$10 e R$20.
Todas as ações são acompanhadas por um grupo de mediação, formado pelo projeto e pelas mediadoras Juliana Alves e Viviane Mortean, que realizam bate-papos e encontros com o público antes e depois de uma sessão de cada peça. Público Dança também recebe estudantes de escolas públicas da cidade e oferece ações com tradução em libras.
Dança é substantivo plural. Existem diferentes concepções estéticas, formas de criar, praticar e se relacionar com a dança na atualidade. Apreciar obras dançadas envolve adentrar nas poéticas do corpo em suas variadas relações com a música e o espaço, suas ideologias e visões de mundo, seus modos de produção e de relação com a sociedade. A mediação em dança, campo em desenvolvimento nas artes da cena, traz possibilidades de ampliar o encontro e aproximar espectadores das obras
Público Dança
Formação e mediação movimenta o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção do público, qualificando a relação do espectador com a obra de dança, o instigando a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. Numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar contemporânea, se dedica a pensar o ato do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no fruir obras de dança.
Este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.
SERVIÇO:
[Projeto] Público Dança
- Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
- Abertura: 11 de abril de 2025
- Datas e Horários: Conforme programação
- Classificação: 14 anos para todas as atividades
- Entrada gratuita
- Acesso para pessoas com deficiência
- Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
- (41) 4501-8722