terça-feira, 6 janeiro, 2026
HomeAgenda CulturalCAIXA Cultural Curitiba recebe mais de 132 mil visitantes em 2025

CAIXA Cultural Curitiba recebe mais de 132 mil visitantes em 2025

Assessoria – A CAIXA Cultural Curitiba encerra o ano de 2025 com público 25% superior ao ano anterior. Ao longo dos últimos 12 meses, mais de 132 mil pessoas frequentaram os 54 espetáculos de teatro, música, dança, cinema e vivências, e exposições de artes visuais, além das 105 atividades de arte-educação, como oficinas, percursos, bate-papos e contação de histórias, e das 92 jornadas pedagógicas. Em comparação a 2023, os números são ainda mais impressionantes, com aumento de 100% de público. Naquele ano, o espaço recebeu 65 mil visitantes.

Prezando pela diversidade da programação e circulação de produções culturais, os 54 espetáculos e projetos que ocuparam o teatro e as galerias neste ano que se encerra contemplaram todas as regiões do país, sendo 28 produções da região Sul, 18 da região Sudeste, 5 da região Nordeste, 2 da região Norte e 1 da região Centro-Oeste do país.

Em 2025, passaram pelo palco da CAIXA Cultural atores de destaque como Dan Stulbach e Cláudia Abreu. Da música, o espaço recebeu artistas como Pedro Luís, Amaro Freitas, Zé Manoel, Paula Lima, Tulipa Ruiz, Alice Caymmi e A Banda Mais Bonita da Cidade. As galerias receberam exposições de peso como uma retrospectiva da carreira de Nelson Leirner, a mostra de fotojornalismo World Press Photo, que voltou a ocupar a CAIXA Cultural após 20 anos, e uma exposição e programação especial do centenário do escritor curitibano Dalton Trevisan.

Virginia, com Claudia Abreu. Foto: Lina Sumizono

Quando se pensa no número de empregos diretos e indiretos gerados pelos eventos realizados na CAIXA Cultural Curitiba em 2025, estima-se que foram criados quase 1.600 postos de trabalho.

Além das atrações selecionadas via Edital de ocupação das unidades da CAIXA Cultural, que preencheu a programação do teatro e das galerias, houve também patrocínio direto a grandes eventos, como Festival de Teatro de Curitiba, que celebrou sua 33ª edição entre 24 de março e 6 de abril e consolidou-se como o maior evento de artes cênicas da América Latina, mobilizando cerca de 350 atrações distribuídas em mais de 70 espaços, com público superior a 200 mil espectadores. Outros projetos patrocinados pela CAIXA em 2025 foram o espetáculo teatral Virgínia e a exposição Labirinto, ambos realizados na CAIXA Cultural Curitiba.

No ano de 2025 houve uma novidade no Edital de seleção dos projetos: agora ele passa a selecionar eventos que irão compor a programação dos oito espaços da CAIXA Cultural do Brasil pelos próximos dois anos e não mais somente no ano seguinte.

De acordo com o consultor pedagógico do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, Bruno Ferreira de Souza, o público que frequentou o espaço deixou evidente que gosta mesmo de colocar a mão na massa, aprender e criar coisas novas. “Foi muito bonito conferir de perto, ao longo de 2025, o carinho dos visitantes com a programação e o espaço, em especial com a equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Ao longo dos meses, os mediadores trouxeram relatos de inúmeras experiências e trocas junto do público, tanto durante as oficinas quanto nas visitas com os grupos pelas exposições”, comentou.

Segundo Jussara Batista, coordenadora de serviços técnicos da unidade da CAIXA Cultural Curitiba, sua equipe trabalhou para que os visitantes tivessem a melhor experiência possível. Além disso, “também foi possível nos alimentarmos artisticamente a cada organização de evento, sessão de cinema, espetáculo teatral e musical, ampliando nosso repertório cultural com essa programação plural diversa e rica culturalmente. Temos certeza de que 2026 será tão incrível quanto ou mais”, afirmou.

Para 2026, está prevista a reforma do teatro da CAIXA Cultural Curitiba, que deve revitalizar as instalações e contar com a aquisição de novos equipamentos de som e de luz.

A CAIXA Cultural Curitiba já está aberta desde 2 de janeiro.

Leia Também

Leia Também