Assessoria – O modelo de construção Built to Suit (BTS), que consiste em desenvolver um imóvel sob medida para atender às necessidades específicas de um futuro ocupante, vem ganhando protagonismo no planejamento urbano e comercial brasileiro. Mais do que uma solução eficiente para empresas que buscam imóveis adequados à operação, o BTS tem se consolidado como ferramenta estratégica para revitalizar bairros, estimular o comércio local, gerar empregos e elevar a qualidade de vida das pessoas.
A curitibana Estruturar Imóveis Comerciais é referência nacional nesse formato. Com 17 anos de atuação e mais de 300 empreendimentos entregues em todo o Brasil, a empresa entende como um projeto BTS bem executado pode transformar realidades. “Por exemplo, vamos prospectar um imóvel para uma farmácia, uma agência bancária, uma cooperativa de crédito ou um mercado e percebemos que o terreno é grande demais para aquela atividade. A partir disso, desenvolvemos um projeto que contempla outras tantas lojas, sempre pensando em atividades que se complementam”, pontua Sergio Zimmerman, diretor executivo da Estruturar.
A escolha do mix comercial é determinante para o impacto positivo do empreendimento em seu entorno. “É muito importante mesclar atividades que se complementam, porque aí o entorno vai ser beneficiado, vai ser transformado. Casamentos perfeitos em atividades comerciais são padaria com farmácia, lavanderia, lotérica, minimercado, laboratório de análises clínicas”, acrescenta Zimmermann.
Além da eficiência operacional para empresas, o BTS desempenha um papel social significativo. Terrenos abandonados ou subutilizados podem se transformar em polos de serviços, movimentando a economia e reforçando a sensação de segurança. “Às vezes você tem um terreno abandonado e desenvolve um projeto que oferece uma gama de serviços para a população do entorno, que passa a ter uma infinidade de ofertas. Isso gera renda, empregos, e a população fica feliz, porque aquele terreno com mato crescendo, atraindo pessoas em situação de rua, dá lugar a um conjunto de atividades comerciais que ficam para o bairro”, pondera o diretor executivo.
Qualidade de vida como premissa
Para o diretor da Estruturar, o impacto humano desses projetos é tão relevante quanto o retorno financeiro. “É muito gratificante você pegar uma esquina que tem um imóvel velho ou um terreno baldio e transformar aquela esquina, colocando atividades comerciais que venham facilitar a vida das pessoas daquele entorno”, reforça.
O modelo BTS reúne uma combinação rara: benefício ao investidor, eficiência para o locatário e transformação urbana positiva. “Você coloca ali uma nova unidade que vai produzir venda; o investidor que comprou e construiu está recebendo renda de aluguel e, claro, se a gente puder unir o útil ao agradável fica melhor ainda: o locatário com um negócio gerador de renda, o locador com um investimento de boa rentabilidade e o entorno bonito e transformado”, finaliza Sergio Zimmermann.
