quinta-feira, 21 novembro, 2024
HomeOpinião de ValorBrasil no Mapa da Fome: desafios persistem, apesar de melhorias

Brasil no Mapa da Fome: desafios persistem, apesar de melhorias

Assessoria – Apesar de uma leve melhora na situação da fome no Brasil, o país ainda ocupa a 15ª posição no ranking global de insegurança alimentar, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Com mais de 20 milhões de brasileiros enfrentando insegurança alimentar grave e moderada — cerca de 10% da população — a realidade ainda é alarmante e demanda atenção.

Insegurança alimentar

A insegurança alimentar é classificada em duas categorias, moderada e grave. A insegurança alimentar moderada se refere às restrições no acesso à quantidade de alimentos consumidos, enquanto a grave indica uma escassez severa, que pode levar a condições de fome. Segundo dados do Banco Mundial e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelam que a situação se mantém crítica, com milhões de famílias que seguem na luta para garantir uma alimentação adequada. Os números são de um estudo inédito do Movimento Todos à Mesa que analisa dados de diversas fontes para identificar alavancas na redistribuição de alimentos e apoiar estratégias de doação na luta contra a fome no Brasil.

“A recuperação e redistribuição de alimentos surge como uma medida no combate à fome. Esse processo não apenas ajuda a minimizar o desperdício, mas também garante que os alimentos excedentes cheguem a quem realmente precisa” explica Renata Gonçalves, presidente do GoodTruck Brasil, ONG que recupera alimentos que seriam desperdiçados e direciona a comunidades vulneráveis.

Diante desse cenário, iniciativas como o GoodTruck Brasil têm mostrado um impacto significativo na luta contra a fome. Fundada em 2016, a organização atua em seis cidades brasileiras Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Juiz de Fora, Duque de Caxias e São Paulo. O objetivo principal é resgatar alimentos que seriam desperdiçados de supermercados parceiros e direcioná-los a comunidades vulneráveis.

No ano de 2023, o GoodTruck Brasil resgatou 298 toneladas de alimentos, realizou 649 coletas e distribuiu mais de 36 mil kits alimentares. Cada kit contém de sete a oito quilos de alimentos perecíveis, contribuindo para a segurança alimentar de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da distribuição de alimentos, a ONG também se dedica a promover a conscientização sobre o desperdício, a nutrição e a importância de uma alimentação saudável. A organização também oferece programas de voluntariado que incentivam a empatia e a responsabilidade social, engajando a comunidade na causa.

A ONG vem na jornada de expandir suas atividades, conectando empresas e voluntários a causas, enquanto promove a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do combate ao desperdício alimentar. Para mais informações sobre o GoodTruck Brasil, acesse o site do projeto ou siga o perfil oficial no Instagram: @goodtruckbrasil.

Leia Também

Leia Também