Assessoria – A Biblioteca Gralha Azul está com as inscrições abertas até o próximo dia 30 para autores paranaenses de literatura infantojuvenil que queiram apresentar seus textos em verso ou prosa. O concurso irá selecionar de 10 a 20 textos que serão transformados em obras ilustradas e entregues gratuitamente aos autores que poderão comercializá-las, em formato digital ou impresso. O edital pode ser acessado pelo link.
A iniciativa é da editora ABC Projetos Culturais e tem como propósito fomentar a produção literária paranaense para crianças e adolescentes, além de apresentar novos autores. O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas Belgotex do Brasil e da DAF Caminhões.
As obras ficam disponibilizadas por período determinado no site da Biblioteca Gralha Azul, em formato e-book e audiobook, juntamente com a biografia dos autores paranaenses e ilustradores. “Buscamos com o projeto fazer com que as pessoas passem a conhecer quem produz literatura infantojuvenil no Paraná e comecem a consumir suas obras”, assinala a coordenadora da Biblioteca Gralha Azul, Alessandra Bucholdz.
Essa já é a terceira edição do concurso, que já tem 32 obras produzidas e podem ser acessadas pelo site. Os autores acompanham de perto todo o processo editorial, incluindo a seleção dos ilustradores. “Buscamos inserir os autores no mercado editorial e fazer com que se tornem conhecidos”, complementa Alessandra.
Desde sua criação, a Biblioteca Gralha Azul vem impulsionando a literatura infantojuvenil e revelando talentos em todo o estado. A plataforma já alcançou mais de 60 mil interações online, com 8 mil usuários únicos de 20 países diferentes. A Biblioteca também já realizou duas edições do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, reunindo autores e ilustradores das obras, além de atividades de incentivo à leitura em escolas e instituições, impactando mais de 4000 pessoas.
Para os autores participantes das edições anteriores do concurso, o impacto vai muito além da publicação da obra. “Através da Biblioteca Gralha Azul eu realizei o sonho de publicar o meu primeiro livro, Em Busca da Lagoa Dourada! A Biblioteca reúne várias obras de temáticas diversas de escritores paranaenses. É uma iniciativa importantíssima para divulgar a literatura do Paraná e destacar as obras de escritores do nosso estado. Sou muito feliz por fazer parte da Biblioteca Gralha Azul!”, afirma Catarina de Oliveira, autora publicada em 2024.
Já Adrieli Reis, que lançou A Beleza da Gentileza na segunda edição do concurso, destaca o caráter inclusivo do projeto: “A Biblioteca Gralha Azul é um projeto sensacional! Ela me possibilitou publicar um dos meus textos, transformando-o em um livro incrível, com ilustrações maravilhosas, permitindo que ele chegue a vários lugares, levando a mensagem de respeito e empatia de forma inclusiva, seja em forma de livro ou audiolivro”, pontua.
As obras selecionadas passam por um processo editorial completo, garantindo aos autores uma publicação profissional, em formato e-book, com todos os registros legais — ISBN, ficha catalográfica e depósito legal — e permanecendo de forma gratuita no acervo digital da Biblioteca Gralha Azul.
“Nas edições anteriores, registramos a participação de autores de todas as regiões do Paraná, o que demonstra a força e a diversidade da produção literária no estado”, destaca coordenadora do projeto, Alessandra Bucholdz. “Para esta edição, esperamos receber ainda mais inscrições, já que o projeto tem um histórico de realizações bem-sucedidas e vem se consolidando como um importante espaço de incentivo à escrita e à leitura.”
Mais informações no site https://bibliotecagralhaazul.
