sábado, 21 dezembro, 2024
HomeAgenda CulturalBatalhas de rap: Vox Urbe encerra edição 2023 com trio de poetas

Batalhas de rap: Vox Urbe encerra edição 2023 com trio de poetas

Assessoria – O rap produzido na Grande Curitiba é um dos protagonistas do encerramento da edição 2023 do Vox Urbe – Encontro de Poesia. Nesta quinta-feira (25), o palco do auditório da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe Diva Ganjah, MIKA, com participação especial de Serginho Smith, jovens expoentes da cena hip hop na capital paranaense, muito presentes nas batalhas de rima e no slam. Os três fazem parte da Trupe Periferia, grupo de artistas periféricos que une teatro e poesia marginal.

A entrada é franca e o encontro começa às 19h. Além da leitura dos autores, o público terá o Microfone Aberto para mostrar suas criações literárias.

Em 2023, o Vox Urbe ampliou o olhar com uma curadoria compartilhada por Ricardo Pozzo, Julia Raiz e Kenni Rogers, também integrante da Trupe Periferia. Marcada pela diversidade de vivências sociais e corpos poéticos, a seleção focou a atenção em autores que bebem na fonte das expressões de rua e da cultura periférica, da comunidade LGBTQIA+, da negritude e do feminismo.

Vozes periféricas

Na avaliação da curadoria, o principal objetivo foi atingido. “O encontro trouxe para o centro da metrópole as vozes periféricas que são cotidiana e costumeiramente censuradas pela imagem propositadamente distorcida de uma Curitiba europeia”, comenta Pozzo. “Curitiba é, antes de mais nada, uma região onde habitaram múltiplas nações indígenas e depois os escravos apagados por uma historização perversa. Mesmo assim ocupamos dois aparelhos culturais importantíssimos na cidade e tivemos um público considerável todos os dias”, pontua, lembrando que neste ano o Vox Urbe se dividiu em duas partes. A primeira, em março, foi no Teatro da Caixa.

Convidados –  Miriã, conhecida como MIKA nas batalhas de rima, está envolvida com arte desde criança e o rap faz parte da cultura familiar. “Com 12 anos conheci as batalhas de rima e me apaixonei pelo movimento. Comecei a batalhar e conhecer toda a galera da cena, foram anos colando em várias batalhas diferentes”, conta ela que, atualmente, está focando mais nos trabalhos musicais. Mika é cofundadora do coletivo musical independente O LABORATÓRIO, produtora  formada por 4 artistas, equipe de marketing, produção e videomaker. Juntos fazem shows em grupo e solo, eventos, produzem e lançam suas músicas. Em 2022, Mika apresentou o primeiro EP.

Escritora, rapper e poeta marginal, Diva Ganjah é de Araucária. Atriz, coordenadora do projeto Barraco Cultural e agente sociocultural no movimento hip-hop, suas obras retratam o cotidiano da periferia numa ótica singular que mistura tudo que ela pôde ser como mulher periférica, mãe e agente político de base. Autodidata, compõe desde os 12 anos e também faz parte da Trupe Periferia. Em 2023 vai gravar o primeiro EP, Simbiótica, pela gravadora CWCLÃ.

O curitibano Serginho Smith, que faz uma participação especial, cresceu dentro do mundo do hip hop. Tem 15 anos e canta desde os 6, inspirado pelo pai que também canta rap e sempre incentivou. Além de rap, canta trap e funk, é poeta marginal, influencer digital e compõe suas próprias músicas.

Serviço

  • O que: Vox Urbe 2023 – Bloco 2, com Diva Ganjah & MIKA [Part. especial Serginho Smith]
  • Onde: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)
  • Quando e Horário: 25/05/ 2023 às 19h
  • Ingressos: Entrada Franca
Leia Também

Leia Também