Assessoria – Reconhecidos pelo mundo por sua linguagem singular de percussão e música corporal, o Barbatuques se apresenta dentro da programação da 43ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo acumula mais de 26 anos de trajetória, que vem sintetizada neste show que explora sua gênese musical, desde a fundação. O show será no domingo, dia 11 de janeiro, no Guairão, e recebe as crianças e jovens do programa de educação musical MusicaR.
A 43ª Oficina de Música de Curitiba acontece de 7 a 18 de janeiro, oferecendo shows para todos os públicos e cursos voltados a educadores, reunindo prática musical, inclusão, inovação pedagógica e novas perspectivas de ensino. Entre eles, também o curso de Musicalização com o grupo Barbatuques, em abordagem criativa para introdução à música em sala de aula.
O repertório do show traz uma seleção significativa de toda a discografia do Barbatuques, como “Barbapapa’s Groove”, primeira peça para percussão corporal composta pelo fundador do grupo, Fernando Barba, também hits como Baianá e Baião Destemperado, novos singles que ainda não faziam parte dos shows, como “Eu vou Cantar” e “Natureza“ (parceria com Russo Passapusso), além dos tradicionais momentos de improviso e de interação musical com a plateia.
Junto a essa seleção, o show “Barbatuques” percorre a trajetória sonora do grupo, desde os ritmos e cantos afro-brasileiros no primeiro disco “O Corpo do Som”, passando pelos experimentalismos vanguardistas de “O Seguinte é Esse”, pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual onde a canção também ganha força nos singles. Uma síntese da sonoridade do Barbatuques desde a sua criação.
A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, música eletrônica, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.
É uma experiência singular ver e ouvir o Barbatuques ao vivo, uma potente orquestra orgânica de música corporal, ressoando a musicalidade de variados cantos do mundo, sempre destacando a nossa brasilidade.
Show Barbatuques
- Data: 11 de janeiro de 2026
- Horário: 17h (domingo)
- Local: Guairão (Rua Conselheiro Laurindo 175, Centro)
- Duração: 90 minutos
- Classificação: livre
- Capacidade: 2180 lugares
- Acessibilidade: acessível para cadeirantes
- Ingressos: a partir de R$ 30,00
- Vendas on-line Disk Ingressos
