Assessoria – A companhia de teatro Ave Lola, de Curitiba, já tem programada a estreia internacional de sua primeira produção cinematográfica, o longa-metragem, “Alma”. Antes mesmo de estrear em circuito comercial, o filme já foi selecionado para dois importantes festivais internacionais de cinema: o Lady Filmmakers Festival e o Festival La Femme, ambos de Los Angeles (EUA).
A estreia internacional do filme está marcada para o próximo dia 29 de setembro, às 18h15, no Fine Arts Theater, dentro do Lady Filmmakers Festival. Já o Festival La Femme acontece nos dias 19 a 22 de outubro.
Dirigido por Ana Rosa Genari Tezza, que também assina o roteiro ao lado de Larissa de Lima, o filme gira em torno do universo feminino em uma cidade interiorana no sul do país, revelando um Brasil pouco visto nas produções cinematográficas nacionais. “Abordamos a essência humana, as escolhas que moldam nossos destinos e a poderosa conexão com a arte“, diz Ana Rosa.
Na trama, a jovem Alma vive uma vida simples ao lado de sua mãe, Ana. Tudo muda com a chegada de uma trupe de teatro, que lança uma nova luz sobre o destino das duas mulheres.
Ana Rosa Tezza
A cineasta e diretora teatral Ana Rosa Genari Tezza é reconhecida por suas contribuições ao cinema independente e ao teatro. Seus trabalhos entre 2017 e 2021 abrangem desde filmes independentes até webséries e conteúdos audiovisuais que exploram a interseção entre linguagem cinematográfica e teatro. Como produtora executiva, lançou em 2019 o documentário “O Rio Negro são as pessoas”, que teve distribuição em diversas cidades, incluindo Curitiba, Rio de Janeiro, Manaus e comunidades ribeirinhas do Amazonas.
“Alma”, de 2022, é seu primeiro longa-metragem como diretora. É a fundadora da Trupe Ave Lola, um grupo de teatro com mais de uma década de história, tendo dirigido espetáculos premiados que exploram o teatro popular brasileiro, o melodrama e o cabaré em busca de uma linguagem que une tradições e contemporaneidade.