sexta-feira, 14 novembro, 2025
HomeMemorialAtos pela democracia ocorrem em 77 faculdades de Direito, 26 Estados e...

Atos pela democracia ocorrem em 77 faculdades de Direito, 26 Estados e DF

Faculdade de Direito da USP foi tomada por apoiadores ao manifesto da Carta pela Democracia

Com críticas ao presidente Bolsonaro, manifestações reuniram entidades da sociedade civil; em Fortaleza, ex-preso político leu a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros

 

Estadão

Pelo menos 77 faculdades de Direito em 26 Estados e no Distrito Federal realizam nesta quinta-feira, 11, atos em defesa da democracia com a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, conforme levantamento do ex-presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Direito Rodrigo Siqueira Junior. Além da defesa do processo eleitoral, as manifestações foram marcadas por protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em Belo Horizonte, três manifestações foram lidas ao público: Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, da Universidade de São Paulo (USP); Manifesto à Nação em Defesa da Democracia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Nota Pública da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao final, pelo menos 150 pessoas gritaram “ditadura nunca mais”.

Em Porto Alegre, estudantes, sindicatos e associações participaram do ato em defesa da democracia com a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aos gritos de “fora, Bolsonaro”, os estudantes protestavam contra o corte de verbas da Educação pelo governo federal.

Estudantes protestam em ato em defesa da democracia em Porto Alegre
Estudantes protestam em ato pela democracia em Porto Alegre Foto: Érico Almeida Fabres
Leia Também

Leia Também