Rolling Stone – O ator Michael Gambon, que interpretou Alvo Dumbledore na saga Harry Potter, morreu nesta quinta-feira, 28, aos 82 anos. De acordo com informações divulgadas pela família, o ator morreu pacificamente no hospital.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz a nota.
A família pediu respeito à privacidade “neste momento doloroso” e aproveitou para agradecer pelas mensagens de apoio e amor.

Gambon se aposentou da carreira de ator em 2015 por falta de memória, o artista chegou a usar um ponto como um fone de ouvido para se lembrar das falas.
“É uma coisa horrível admitir, mas não posso mais fazer isso. Isso parte meu coração”, disse Gambon, na época, à The Sunday Times Magazine (via O Globo).
Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960 e mais tarde mudou-se para a TV e o cinema. Dentro seus papéis notáveis no cinema incluem um líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o ladão, sua mulher e o amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.