sábado, 15 novembro, 2025
HomeMemorialAtendimentos pela Guarda Municipal de Curitiba caem 19% no 1º semestre

Atendimentos pela Guarda Municipal de Curitiba caem 19% no 1º semestre

Guarda Municipal de Curitiba

Nos seis primeiros meses do ano, os guardas municipais curitibanos atenderam 25.234 mil ocorrências. O número pode parecer alto, porém no mesmo período de 2021, a GM havia atendido 19, 45% ocorrências a mais (31.326mil).

 

SIGMUC

Nos seis primeiros meses do ano, os guardas municipais curitibanos atenderam 25.234 mil ocorrências. O número pode parecer alto, porém, no mesmo período de 2021, a Guarda Municipal havia atendido 19, 45% ocorrências a mais (31.326mil).

Antes era comum nos depararmos com as equipes da Guarda Municipal saturando em diversas praças, bosques, jardinetes, pontos comerciais de grande concentração na cidade

Agoa mudou, por que?

O corte de horas de trabalho dentro da corporação, resultaram em diversos postos de trabalho fechados. Módulos fixos da Guarda Municipal em Parques e Praças ficaram desativados e alguns permanecem.

“Paralelamente ao corte de horas, há um verdadeiro colapso de viaturas na corporação, o que contribui para a diminuição deste número. E é importante destacar, que isso não é de hoje, estamos alertando para o alto número de manutenções na frota desde 2021”, declaram os diretores do sindicato.

Agora até mesmo a equipe da GPEO – Grupo de Pronto Emprego Operacional, que atua diretamente na região central da cidade, teve seu efetivo reduzido. O grupo que chegou a ter mais de 300 integrantes, hoje possui menos de 100.

O número de exonerações devido a política de recursos humanos imposta pela atual gestão, também só faz crescer a cada dia. Só esta semana mais três GMs das últimas turmas pediram afastamento.

Leia Também

Leia Também