
Em 2011, ao planejar a estratégia para os próximos anos, o Sebrae/PR viu a necessidade de saber o que estava acontecendo no mundo em termos de inovação e criatividade empresarial. Foi montado um benchmarking (processo de comparação entre práticas empresariais para melhorar as funções e processos de uma empresa – neste caso entre países).
A pergunta era: “será que conseguiremos em 2022, quando o Sebrae/PR completar 50 anos, encontrar o Brasil como um país altamente competitivo no mercado internacional ou ainda estaremos restritos ao fornecimento de commodities, como sempre fizemos?!”
2 – PAÍSES INOVADORES
Foi feito um levantamento para se saber quais os países mais inovadores do mundo para que servisse de ‘espelho’. Não seriam estudos baseados em material já publicado em revistas e jornais de negócios e informações de internet. A ideia era ver no local como esses lugares trabalhavam o assunto inovação.
Técnicos da entidade dividiram o ‘mundo’ em três setores: 1) Coreia do Sul, Cingapura, Tailândia e Malásia 2) Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia 3) Índia, Hong Kong, Taiwan e China – todos bem ranqueados como “os melhores lugares do mundo para se fazer negócios”.
3 – COMO CRESCER
Os resultados dessas visitas técnicas geraram um livro “Estratégia para Crescer”, supervisionado pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, pelo jornalista da entidade Leandro Donatti e escrito pelo homem de marketing Eloi Zanetti.
O resultado do trabalho ficou tão bom e importante para as pequenas e médias empresas que o Sebrae Nacional se interessou e bancou a edição. O livro pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail ldonatti@pr.sebrae.com.br.
