De forma constante, nos últimos cinco meses, as centrais de taxi de Curitiba vão perdendo associados ou cotistas.
No mês de janeiro, por exemplo, a central que atende pelo fone 3333-3333 teria perdido 40 associados, segundo fontes da própria central ouvidas pela coluna.
A tendência é de se ampliar e em outras centrais, onde a mesma situação vai avultando: cotistas desligam-se dessas centrais sob a alegação, em geral, de que pagam um rateio mensal alto – entre R$ 700,00 e R$ 800,00 por mês.
“OS SABUGOS”
Na verdade, quem mais se desliga das centrais são os chamados segundos – ou “sabugos” – motoristas que pagam diárias aos donos das cotas, esses sendo associados às cooperativas ou associações de rádio taxi. As centrais, em contrapartida, garantem-lhes apoio em caso de acidentes, atendimento jurídico e, especialmente, uma clientela mais ou menos segura. Mas há muita reclamação quanto ao alto custo dos rateios. Por exemplo, dois motoristas gastarão mensalmente de rateio, pelo menos, R$ 1.400,00.
Para onde estão indo os motoristas que se desligam das centrais de taxis? Eles – conforme a coluna já registrou – estão migrando para os aplicativos, basicamente três, que lhes garantem clientes e nada lhes cobram.
São eles o Easy Taxi, o Taxi 99 e o Taxi Já.
“Eu não paro de atender chamadas, nada gasto”, explica à coluna um velho motorista, até agora ‘sabugo’, mas que foi classificado na escolha da URBS para receber uma das novas 700 permissões de taxi.
Ainda é cedo para se garantir a dimensão dessa nova realidade trazida pelos avanços tecnológicos.
CONTA CORPORATIVA
Passo para o leitor trecho de informação sobre, grande novidade, que me chega da Easy Taxi (um serviço internacional já estabelecido em São Paulo): Com investimento de 2 milhões de dólares, o Easy Taxi Corporate é a nova solução que permite aos passageiros solicitarem um táxi através de uma conta corporativa. Criada para facilitar a comunicação entre empresas e taxistas, a nova plataforma possui uma estrutura de backend completa, que permite o controle e monitoramento de gastos proporcionando uma economia de até 40% para as empresas. A ferramenta permitirá que o passageiro peça o táxi pelo celular e efetue o pagamento no próprio aparelho, através de boleto eletrônico.
“A CONQUISTA”
A informação da Easy, em dado momento, é meio triunfalista, falando em “conquistar o Brasil”:
“A plataforma estará disponível, inicialmente, para a cidade de São Paulo, com planos de expansão para outras regiões onde a Easy Taxi atua. “Vamos conquistar o Brasil e o mundo com a plataforma que vai mudar as corridas corporativas”, ressalta Gomes. A previsão é de que a plataforma seja lançada na terceira semana de fevereiro e não será necessário o download de um novo aplicativo para passageiros e taxistas. Além disso, o serviço será expandido para um portal na internet, permitindo o acesso a todos os funcionários das empresas.”
Lançada em abril de 2012, a Easy Taxi, pioneira no serviço móvel de chamada de táxi na América Latina, atua hoje em 24 países, 92 cidades, sendo 37 delas no Brasil e é considerado o maior aplicativo de serviços mobile do mundo.