Assessoria – A ala pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vivenciou uma manhã inesquecível na última quarta-feira, 22, graças a uma iniciativa conjunta da Associação dos Amigos do HC e do Comitê de Humanização do hospital. A ação, em comemoração ao Dia das Crianças, teve distribuição de brinquedos e momentos de pura alegria para os pequenos pacientes.
O ponto alto da celebração foi a surpreendente descida de rapel de super-heróis pelas janelas do hospital. Profissionais de segurança do HC se transformaram em personagens dos quadrinhos e a empresa Dreams and Magic Personagens disponibilizou outros 8 profissionais para a ação para presentear as crianças internadas. A iniciativa contou ainda com a presença de princesas e voluntários, que distribuíram os brinquedos e levaram magia e diversão para 57 crianças internadas.
A arrecadação dos presentes foi possível graças à empresas parceiras e entidades que se mobilizaram em prol da causa.. As doações foram recebidas de instituições como a AALC Consultoria, APMPPR (Associação Paranaense do Ministério Público), TJPR, OAB e FETRANSPAR. “O evento reafirma o compromisso dos Amigos do HC em promover a humanização e o acolhimento dentro do ambiente hospitalar, oferecendo momentos de leveza e esperança em meio aos desafios do tratamento”, afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.
Campanha HCzinho
A ação de humanização acontece em um momento crucial para o futuro da saúde infantil no Paraná: a campanha de construção do HCzinho, o novo Instituto Pediátrico do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
A Associação dos Amigos do HC é uma das principais líderes da campanha de mobilização social em torno do projeto, que visa construir o primeiro hospital pediátrico especializado 100% SUS de Curitiba e região. Com a nova estrutura de 10 andares, a capacidade de atendimento será triplicada, saltando de cerca de 30 para 120 leitos de internação e de 8 para 35 leitos de UTI pediátricas, além de oferecer ambientes lúdicos e acolhedores, essenciais para a recuperação das crianças.
O projeto, orçado em mais de R$250 milhões para obras e equipamentos, já garantiu um montante significativo com o apoio de instituições como o Governo do Paraná, Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e Itaipu Binacional. Contudo, a participação de empresas, entidades e da sociedade civil é vital para a conclusão da obra.
O HCzinho será construído ao lado da maternidade do HC e surge como uma referência de excelência e humanização, além de ser o único hospital do sul do Brasil capaz de realizar cirurgias fetais, consolidando o compromisso da UFPR e de seus parceiros com a saúde e a dignidade da infância.
A população pode contribuir com o projeto através de doações via PIX ou participando dos eventos organizados pela Associação dos Amigos do HC.
