Assessoria – Um centro pediátrico focado em doenças raras e transtornos neurológicos, que atende gratuitamente 1.500 crianças e adolescentes por mês. Este é o Centro de Neuropediatria (CENEP) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que por meio da Associação dos Amigos do HC acaba de abrir uma campanha de doação para arrecadar fundos para a reforma de sua sede. A estimativa do investimento na obra é de R$1,4 milhão.
No CENEP, são atendidos recém-nascidos até adolescentes de 14 anos, diagnosticados com doenças raras, transtorno do espectro autista, prematuridade extrema, epilepsia, transtorno de aprendizagem e outras doenças neurológicas da infância. A estrutura de 750 m², conta com recepção, sala de espera, espaço reservado aos médicos e sala de reuniões, além de mais de 10 consultórios.
“Há 25 anos, a sede própria do CENEP atende diariamente crianças e adolescentes com problemas neurológicos. A casa precisa de uma reforma geral para levar o conforto e segurança que os nossos pacientes merecem”, explica Domingos Murta, presidente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas.
Com uma equipe multidisciplinar e atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o CENEP conta com neurologistas, psiquiatras, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, musicoterapia e pedagogo. Os profissionais que atuam no centro são reconhecidos nacionalmente, tendo palestrado em 11 eventos nacionais, apenas em 2024.
“Temos um papel social, buscamos tratar e desenvolver essas crianças com o objetivo de que tenham uma vida adulta mais plena e saudável. Queremos proporcionar um ambiente acolhedor e um atendimento digno. Para algumas crianças, o CENEP é o único local que elas conhecem fora de casa”, afirma a médica Fernanda Fredo, neurologista do centro.
Além disso, o centro recebe estudantes de medicina e médicos residentes que podem aprender na prática sobre a neurologia infantil, sendo um campo de estágio e residência para alunos de diversas áreas: Neuropediatria; Psiquiatria da Infância; Psicologia da Criança e do Adolescente; Medicina; Psicologia; Residentes em Pediatria, Psiquiatria e Fisioterapia.
“O conhecimento da produção científica norteia as condutas ambulatoriais diárias, oferecendo aos nossos pacientes um atendimento de qualidade. Atualmente, 20 pesquisas de graduação, mestrado e doutorado estão em andamento no CENEP, que auxiliam no diagnóstico e investigação de doenças raras, agregando à formação dos futuros profissionais”, reforça Murta.
Ajude
A comunidade tem papel fundamental para que essas obras e projetos possam ser realizados. Para doar para a campanha do CENEP e ajudar as crianças e adolescentes assistidos pela instituição, é possível fazer a contribuição de qualquer valor por meio da Associação de Amigos do HC, através da chave PIX cenep@amigosdohc.org.br.
Outra forma é através da parceria entre a instituição e o Sam’s Clube, clube de compras do grupo Carrefour. A partir de agora, novos membros que se cadastrarem no Programa de Assinaturas da rede varejista utilizando o link www.amigosdohc.org.br/sams terão parte do valor da anuidade de R$75 revertido para a Associação, que destinará os recursos para programas mantidos pela entidade.
Serviço:
Campanha – Reforma CENEP
Chave PIX cenep@amigosdohc.org.br
Banco Bradesco
Ag: 5750
C/c: 48750-3
Cnpj: 79.698.643/0001-00