domingo, 22 dezembro, 2024
HomeCasa e construçãoALTMA e HIEX assinam parceria inédita com universidade

ALTMA e HIEX assinam parceria inédita com universidade

Assessoria – As incorporadoras ALTMA e HIEX assinaram, na última terça-feira (21), um termo de parceria inédito com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que prevê uma série de atividades de ensino e extensão envolvendo universitários de diversos cursos, em todas as etapas do projeto e construção de empreendimento de moradia estudantil, que será erguido em frente ao câmpus Curitiba da PUCPR. O convênio inclui, ainda, a entrega de duas novas Estações Rangô para os estudantes e a doação de recursos para a obra da sede da Associação Vila Torres, comunidade apoiada pela instituição.

O acordo envolve o futuro lançamento do primeiro empreendimento residencial no modelo Student Housing de Curitiba. Entre as ações previstas estão a criação de uma disciplina e de Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP) apadrinhados pelas incorporadoras, além de programas de estágio remunerado. Por meio da parceria, os estudantes também vão participar de hackathons e ideathons e poderão fazer estudos de campo no canteiro de obras, segundo o diretor de desenvolvimento imobiliário da ALTMA, engenheiro Gabriel Falavina Dias.

“A Universidade nos recebeu de braços abertos e isso foi fascinante para nós, porque nos abre as portas para que a gente esteja de mãos dadas com o mundo acadêmico. O empreendimento é 100% voltado para os estudantes, então, ter esse contato nos abre várias oportunidades, que retribuímos dando a esses estudantes possibilidades de aprendizado prático”, afirma.

Além da contrapartida acadêmica, as incorporadoras farão a construção de duas Estações Rangô, que são espaços com pias e microondas para que estudantes possam aquecer marmitas ou refeições próprias trazidas para a universidade. O convênio prevê, ainda, uma doação de R$ 100 mil para investimento na construção da sede da Associação Vila Torres, comunidade situada nas proximidades do câmpus, no Prado Velho.

“Na atual conjuntura do mundo, criar pontes é um chamado para as instituições sociais. E é isso que a universidade hoje está fazendo: criando pontes, estabelecendo uma relação de vínculo propositivo.. A parceria é uma integração para a comunidade: algo tão bonito e importante. E a incorporação se transforma também, para nós, em um lugar para desenvolvimento de ensino e aprendizagem, com o objetivo de fazer desse espaço e dessa incorporação também uma sala de aula”, diz o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci.

A Associação Vila Torres e o movimento SOS Vila Torres, dirigido pelo missionário redentorista Padre Joaquim Parron, são apoiados pela PUCPR, com campanhas de arrecadação de donativos para a comunidade vizinha ao câmpus, onde vivem mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Com terreno demarcado, banheiros já construídos e estrutura metálica pronta para a montagem, a sede da associação deve se tornar um espaço de prestação de serviço, capacitação e apoio aos moradores, de acordo com o presidente da associação, Valdemilson Osório de Campos, o Tanaka. “Nós sonhamos em construir essa sede para dar uma atenção melhor à nossa comunidade e fazer vários tipos de trabalho com a população. No dia a dia, a gente já atende, distribuindo alimentos, encorajando o empreendedorismo e auxiliando na busca de empregos. Com a sede, a associação será como coração de mãe: vai atender a comunidade inteira”, comemora.

Além da ajuda financeira, as incorporadoras pretendem envolver jovens e trabalhadores da comunidade em atividades e iniciativas que contribuam para a melhoria da vida na Vila Torres. “A oportunidade de contribuir com a Vila Torres traz uma contrapartida para o entorno, para a vizinhança e comunidade que precisa de ajuda, e também abre as portas para futuras oportunidades que, ao longo do ciclo construtivo, serão infinitas”, completa Falavina.

Leia Também

Leia Também