sábado, 28 setembro, 2024
HomeCiência e FéAlexandre Salles leva releitura de terreiro para a CASACOR SP

Alexandre Salles leva releitura de terreiro para a CASACOR SP

Assessoria – O arquiteto Alexandre Salles, à frente do Estúdio Tarimba, apresenta o Terreiro, um espaço-instalação artística com foco na ancestralidade afro-brasileira, que se destaca no formato proposto para a edição da CASACOR São Paulo 2024.

Inspirado na vitalidade dos quintais e terreiros como espaços tradicionais de convívio social, Salles, que também é mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, propõe uma reinterpretação contemporânea desses ambientes, enfatizando sua importância histórica, cultural, religiosa e de preservação de memórias afro-brasileiras.

O ambiente é preenchido de elementos verticais que evocam materialidades e memórias, plantas e sincretismo em convergência, resultando em um espaço dinâmico de vivências, encontros e aprendizados. Ele convida os visitantes a explorar e refletir sobre a riqueza e a contribuição da herança cultural negra para o Brasil.

O foco é a Casa Ancestral, o Ilê, o Lar, o Abrigo, o Quintal — espaços repletos de simbolismos e significados que ecoam por meio das gerações. A pesquisa divide-se em três partes essenciais: Origem, Laços Profundos e [RE]Existência.

“O terreiro é um lugar de encontro, é uma praça e está diretamente ligado a lugares de interação. Celebro o terreiro também conectando-o ao quintal, que tem, muitas vezes, esse jardim sincrético, o jardim de vó com flores e ervas”, explica o arquiteto.

Foto: Salvador Cordaro

A representatividade afro-brasileira é enfatizada de maneiras física, sensorial e abstrata, até o campo digital. No projeto, Salles reinventa a materialidade do ambiente, incorporando elementos simbólicos, texturas e formas que evocam uma narrativa visual, destacando a cultura e a história afro-brasileira.

O espaço tem 141 m² e o protagonismo do matiz terracota se apropria do pisar no chão, da terra batida, do estar em casa. “Usar lajotas e revestimentos que criam essa ligação com a terra e com o barro faz todo sentido”, reflete.

Na entrada, as boas-vindas ao recinto, se dão por meio de altares que recebem os visitantes fazendo referência à família e à ancestralidade, um amálgama preciso à narrativa deste ano da edição CASACOR São Paulo: “De presente, o agora”.

Logo após, há os sete dias da semana representados por orixás, por meio do design, sem imagens explícitas, mas com pequenas instalações que evocam esse tipo de referência. E na sequência, ainda temos o espaço central que é protagonista do Terreiro. O ambiente se desdobra em um grande círculo e será usado como apoio para rodas de conversas e entre outros eventos sob a chancela oficial da CASACOR.

“Teremos outra parte que chamo de Laços Profundos, que será preenchida por imagens, arte plástica e objetos que vão trazer um pouco dessa memória afro-brasileira. E eu também trago para o espaço a inteligência artificial”, ressalta.

Nesse sentido, o arquiteto trouxe para o layout uma parede com código de inteligência artificial, feita por Indio San. A composição faz referência ao contingente de pesquisa realizada, apoiado em referências diversas sobre a herança cultural e tecnologia construtiva africanas e transmuta em um elemento arqueológico do futuro, propondo assim, um diálogo interessante com os aprendizados contemporâneos do agora.

SERVIÇO — CASACOR São Paulo 2024

  • Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
  • Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
  • Horário de funcionamento do evento:
    Terça a Sábado das 12h às 22h
    Domingos e Feriados das 11h às 21h
  • Horário bilheteria:
    Terça a Sábado das 12h às 20h
    *Fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 22h
    Domingos e Feriados das 11h às 19h
    *Fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 21h
  • Bilheteria digitalLink 
Leia Também

Leia Também